As duas unidades de despistagem, criadas através de uma parceria entre os municípios e os hospitais privados de Bragança e Terra Quente, ficaram à disposição da ULS Nordeste mas até agora não estão a fazer testes a quem é a partir dali encaminhado. Júlia Rodrigues, presidente da câmara de Mirandela, explica que a ULS do Nordeste não deu grandes justificações sobre a situação. A presidente do município, onde já se fizeram testes no Centro de Hemodiálise, no Lar da Torre de Dona Chama e Romeu, sublinhou ainda que é urgente que o diagnóstico seja feito nos lares.
“A única justificação que foi dada é que não existe essa necessidade. Eu julgo que é indispensável realizarmos testes o mais possível, no sentido da prevenção e não só de diagnóstico e é isso que estamos a fazer com as entidades e instituições de solidariedade social”, referiu.
O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias considerou que é incompreensível que as pessoas continuem a ter de se deslocar a Macedo de Cavaleiros quando o centro instalado na cidade podia realizar também testes a partir do Serviço Nacional de Saúde.
“Aqui em Bragança isso não acontece porque não tem havido prescrições dos médicos do SNS para realização de testes no centro de testes da cidade, o que tem obrigado a que pessoas de Bragança tenham que se deslocar a Macedo de Cavaleiros a fazer os testes à Covid-19. É uma coisa que nós não conseguimos compreender”.
Contactado, o presidente do Conselho de Administração da ULS Nordeste, Carlos Vaz, disse não querer prestar quaisquer declarações sobre o assunto. Entretanto a Unidade Local de Saúde do Nordeste informou que recebeu, ontem, cinco novos ventiladores atribuídos pelo Ministério da Saúde. Este é um equipamento essencial no tratamento de doentes críticos infectados pelo novo coronavírus. Em comunicado, a ULS congratula-se com a disponibilização dos ventiladores pela tutela, vendo assim reforçada a sua capacidade de equipamentos fundamentais no suporte da função pulmonar dos utentes da sua área de abrangência.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves/Olga Telo Cordeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário