Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Parto de urgência

Apesar do contexto atual de isolamento social instalado e do cancelamento das atividades agendadas para este período, a equipa veterinária da AEPGA - cumprindo as normas sanitárias em vigor - continua a responder aos pedidos de maior urgência dos criadores do Planalto Mirandês, de modo a dar assistência aos burros e mulas que precisam da nossa ajuda.

As urgências não escolhem horas e no passado dia 27 de março, às 23h53, recebemos uma chamada. Uma burra da criadora Iria Gomes, da aldeia de Paradela, tinha tido o parto de um burranco. Contudo, a dona Iria conseguia ler no comportamento da burra que algo de errado se estava a passar.
Emanuel Catarino e a veterinária Belén Leiva, rapidamente se aprontaram e num instante chegaram a Paradela para prestar apoio. No estábulo havia uma cria, bem-disposta e com vontade de mamar, porém a mãe ainda não lhe tinha permitido beber o colostro - o primeiro leite que confere a todos os mamíferos recém-nascidos força e imunidade para enfrentar as adversidades do mundo
Os sinais e o exame clínico da fêmea indicavam que havia mais um pequeno para nascer. No entanto, tratava-se de um parto distócico (cria mal posicionada dentro do útero), que impedia o seu nascimento natural, obrigando à necessidade de ajuda veterinária.
Depois de algum trabalho de equipa, o drama foi superado, com a mãe mantida em situação estável e pronta para começar a amamentar. Apesar de ter tido de se despedir de uma das crias, sobreviveu ao parto e tem agora a companhia e o alento de um pequeno macho cheio de energia, que a vai ajudar a superar este momento.
Todos nós temos momentos difíceis de ultrapassar, contudo temos que encontrar os pontos positivos e abraçá-los com um sorriso, porque é isso que nos mantém capazes de enfrentar o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário