quarta-feira, 30 de março de 2022

COMUNIDADE INTERNACIONAL DA ESACT CONHECE A HISTÓRIA DA ALHEIRA DE MIRANDELA E PROVA O PRODUTO EX-LIBRIS DA CIDADE

 Vários alunos estrangeiros que frequentam a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (ESACT–IPB) de Mirandela ficaram a conhecer melhor a história da alheira de Mirandela, numa ação denominada de “Storytelling” realizada no Museu da Oliveira e do Azeite, e tiveram mesmo a oportunidade de degustar o enchido de fumeiro, produto ex-libris de Mirandela, eleito como uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa.


“Nós gostamos de aprender alguma coisa acerca da história de Mirandela e experimentar a comida típica e gostamos muito da alheira porque não é um enchido a que estamos habituados, porque tem pão e achamos que é muito deliciosa”, refere a alemã Myriam, que está na cidade através do Programa Erasmus.

Vítor é brasileiro e adorou a iniciativa. “A experiência foi incrível, não só para entender um pouco mais da culinária daqui, mas também para entender a história da cidade. A alheira é mesmo muito boa, confessa o jovem estudante brasileiro.

Quem passa a ser um fã incondicional de alheira é o cabo-verdiano, Jailson. “A partir de agora, passo a apreciar muito mais a alheira”, conta.

A presidente do Município considera que “esta ação pedagógica sobre a alheira de Mirandela junto da comunidade internacional da ESACT é de extrema importância no âmbito da promoção do produto e também do próprio território”, reforça Júlia Rodrigues.

Também o professor de inglês, Mário Marques, tradutor convidado para o evento, entende que este tipo de iniciativas “são uma mais-valia” para o conhecimento dos produtos locais e da própria cidade por parte da comunidade estrangeira. “Porque passarmos por um sítio que não conhecemos e continuarmos sem o conhecer não faz sentido, pelo que este tipo de ações são fantásticas”, diz.

Uma Storytelling sobre a alheira de Mirandela e uma degustação de produtos locais para alunos estrangeiros da ESACT foi uma das várias atividades inseridas na programação do festival gastronómico da Alheira de Mirandela.

Artigo escrito por Fernando Pires (jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário