terça-feira, 29 de março de 2022

MIRANDELA PODE VIR A ACOLHER PROVA INTERNACIONAL DE CANOAGEM

 É A CONVICÇÃO DO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA QUE ELOGIA AS QUALIDADES NATURAIS DO RIO TUA E A ZONA VERDE ENVOLVENTE. "MIRANDELA ESTÁ PREPARADA PARA VOOS MAIS ALTOS", AFIRMOU VÍTOR FÉLIX NO ENCERRAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DE FUNDO QUE CONSAGROU NOVAMENTE FERNANDO PIMENTA E TERESA PORTELA.


Pelo 14º ano consecutivo, Fernando Pimenta sagrou-se campeão nacional de fundo de canoagem, ao vencer, este domingo, em K1 sénior, a prova rainha de uma competição que envolveu cerca de mil atletas em representação de 50 clubes, com um total de 42 regatas disputadas durante o fim-de-semana, no espelho de água do rio Tua, em Mirandela.

“Larguei um bocado mal, não consegui ganhar a frente nem estar no grupo da frente, porque tive uns pequenos toques no início, mas depois foi tentar remediar e gerir a prova aos poucos sem provocar grande desgaste e felizmente consegui chegar à frente”, conta o atleta do Benfica, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que repetiu a vitória do ano passado, disputada em Mirandela, uma cidade que também já começa a ser talismã. “Foi um prazer volta a este local fantástico, onde nos acolhem sempre de uma forma bonita, houve uma boa organização e as condições aqui junto ao rio são muito boas porque tem espaço para os atletas, para os clubes, e para os simpatizantes da modalidade pudessem desfrutar deste convívio e da festa que é a canoagem”, afirma. 

Também Teresa Portela, do Benfica, repetiu o triunfo do ano passado no setor feminino. No balanço do campeonato nacional de fundo, o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem volta e elogiar as qualidades deste espelho de água. “Penso que até foi superior a 2021. Estamos muito satisfeitos e foi uma excelente promoção para a nossa modalidade”, afirma Vítor Félix que coloca mesmo a fasquia mais elevada para o futuro: “Mirandela está preparada para voos mais altos. As condições que aqui têm, com o espaço verde e as condições naturais que o rio Tua nos oferece, acho que podemos pensar num grande evento internacional aqui para Mirandela, assim o Município e o clube fluvial o queiram, estou certo que vão aceitar aquilo que será o nosso desafio”, refere o líder da canoagem em Portugal, sem concretizar a que tipo de prova se referia.

Na resposta, a presidente da Câmara de Mirandela diz estar pronta para dar esse salto. “Estamos muito orgulhosos de organizar este campeonato nacional e estamos prontos para receber outras provas, até internacionais, porque o rio Tua é um palco de excelência para a prática da canoagem e esperamos que traga mais jovens para o clube fluvial de Mirandela, para poder ter mais formação, porque também é a nossa aposta, e por outro lado manter este espírito de proporcionar a quem nos visita a possibilidade de praticar canoagem aqui no nosso espelho de água”, adianta Júlia Rodrigues.

Também o Clube Fluvial de Mirandela participou na competição com 7 atletas e Jorge Pires não tem dúvidas que a realização deste campeonato na cidade vai trazer mais gente para a prática da modalidade. “Para nós foi um grande orgulho voltar a receber esta prova e esperamos que os campeonatos voltem ano após ano para também nós conseguirmos ter mais atletas e obter mais qualificações”.

Pelo segundo ano consecutivo, o rio Tua, em Mirandela, voltou a ser palco do campeonato nacional de fundo de canoagem. 

Fica a expetativa de o espelho de água do rio Tua poder vir a receber uma prova internacional a curto prazo.

Artigo escrito por Fernando Pires (jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário