quinta-feira, 31 de março de 2022

Alunos do Agrupamento de Escolas de Mogadouro observam aves na Serra da Figueira

 Um grupo de 28 alunos do 8.º ano e um professor do Agrupamento de Escolas de Mogadouro participaram, nos dias 28 e 30 de março, em atividades de observação de aves realizadas no âmbito do Programa Educativo dos projetos Sentinelas - Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre e ConnectNatura da Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, que tiveram lugar na Serra da Figueira.

Atividade de observação de aves na Serra da Figueira, em Mogadouro.

Durante as atividades, o grupo realizou uma caminhada até ao ponto do local de observação de aves e, acompanhado pelos técnicos da Palombar Sara Freire e Luís Ribeiro, tiveram a oportunidade de observar diferentes espécies de avifauna, explorar e conhecer algumas espécies de flora local e também aprofundar e consolidar conteúdos educativos abordados em sala de aula.

Grifo (Gyps fulvus), britango (Neophron percnopterus), águia-cobreira (Circaetus gallicus), andorinha-dáurica (Cecropis daurica) e andorinha-das-rochas (Ptyonoprogne rupestris) foram algumas das espécies observadas na Serra da Figueira, em Mogadouro. Os técnicos da Palombar falaram sobre a biodiversidade da região e reforçaram a importância das espécies com hábitos alimentares necrófagos para o equilíbrio dos ecossistemas.

Programa Educativo tem três componentes

O Programa Educativo destes projetos apresenta três componentes complementares e interligadas: uma primeira dedicada à dinamização de sessões de sensibilização e educação ambiental com recurso a metodologias ativas e participativas em contexto escolar; uma segunda que consiste na apresentação do espetáculo de teatro "O Ensaio dos Abutres", uma criação original da Peripécia Teatro e que resulta de uma coprodução com a Palombar no âmbito do projeto Sentinelas, na sua componente de sensibilização ambiental (saiba mais sobre o espetáculo aqui) e uma terceira, facultativa, que inclui uma saída de campo para a observação e identificação de aves e/ou mamíferos acompanhada por técnicos da Palombar.

O Programa Educativo destes projetos está enquadrado com os planos pedagógico e curricular dos anos letivos-alvo: 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e 8.º ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico. As escolas abrangidas estão localizadas em concelhos da região do Nordeste Transmontano e em concelhos da área do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Sem comentários:

Enviar um comentário