quarta-feira, 30 de março de 2022

Paróquia de Salsas cede espaço à Cruz Vermelha de Bragança para acolher refugiados

 A Paróquia de Salsas, no concelho de Bragança, acaba de ceder à Cruz Vermelha de Bragança uma casa de acolhimento para refugiados
O espaço vai alojar pouco mais de oito pessoas. Está neste momento a ser intervencionado para melhorias. Um investimento da Cruz Vermelha, no valor de 18 mil euros.

“Fazer melhorias do ponto de vista habitacional e energético, que possam dar condições de dignidade e de conforto às pessoas que nos procuram”, explicou o presidente da delegação de Bragança, Duarte Soares.

As obras de requalificação estarão prontas dentro de um mês. Para além do alojamento, a Cruz Vermelha de Bragança vai ainda prestar apoio legal e linguístico aos refugiados.

“O acolhimento de refugiados não pode ser visto apenas como entrega de chaves de uma habitação e alguns bem de primeira necessidade. Exige que tenhamos técnicos especializados com experiencia nesta área, preocupados diariamente na integração, não apenas legal e documental destas essas, mas também na aprendizagem rápida do idioma e na sua integração laboral ou escolar”, destacou.

No espaço de um ano a delegação de Bragança já integrou seis refugiados e pode agora ajudar mais oito. O acolhimento destas pessoas continua a ser limitado, visto que a Cruz Vermelha depende da solidariedade de terceiros interessados em emprestar instalações. Ainda assim, Duarte Soares espera que o acolhimento se possa alargar a todo o distrito.

Para já, o espaço será cedido por 3 anos, mas poderá ser alargado o prazo. Contactado o Padre da Paróquia de Salsas, José Ribeiro, remeteu declarações para mais tarde.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário