sábado, 26 de março de 2022

Livro "O Diário Secreto da Águia-de-Bonelli" apresentado e distribuído a alunos da Escola Básica de Mogadouro e Bemposta

 O livro "O Diário Secreto da Águia-de-Bonelli", que tem como protagonistas duas aves emblemáticas e ameaçadas de extinção que nidificam no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), foi apresentado e distribuído esta segunda-feira, 22 de março, a alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo da Escola Básica de Mogadouro e Bemposta pela Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural.

Atividade de apresentação do livro.

A obra, editada pela Palombar e que consiste numa adaptação de uma peça de teatro homónima para um formato narrativo de um conto infantil, conta as aventuras do Britango (Neophron percnopterus) e da Águia-de-Bonelli (Aquila fasciata), explicando aos mais novos como estas aves lutam diariamente pela sua sobrevivência. Para além de promover o conhecimento sobre estas duas espécies e as ameaças que enfrentam, o livro pretende sensibilizar as crianças para a importância de proteger e conservar o Britango e a Águia-de-Bonelli, e também outras espécies existentes no PNDI, bem como os seus habitats.

Atividade cénica aguça curiosidade dos alunos e promove leitura do livro

A apresentação da obra foi realizada durante uma atividade dinâmica e interativa, na qual alunos e professores puderam assistir à encenação de um dos momentos mais marcantes do livro, quando o Britango encontra o Diário Secreto da Águia-de-Bonelli no seu ninho. Este momento cénico aguçou a curiosidade dos alunos, que ficaram curiosos para descobrir o que estava escrito no diário e quais seriam as próximas aventuras.

Atividade de apresentação do livro.

A distribuição do livro para a comunidade escolar visa oferecer aos docentes uma ferramenta literária interdisciplinar que permita trabalhar com os alunos temáticas associadas à conservação da natureza e à cidadania ativa em prol da sustentabilidade ambiental, no contexto do seu próprio território.

Foram distribuídos, no total, 98 livros, dos quais 88 a alunos, nove a professores e um para a biblioteca escolar. Esta obra foi produzida no âmbito do projeto individual da voluntária italiana Virgínia Miccinilli, do Serviço Civil Italiano - CESC Project, entre 2019-2020, durante a sua colaboração com a Palombar. O livro, da autoria de Virgínia Miccinilli e Gaëlle Carvalho, foi editado e impresso com o apoio do Município de Miranda do Douro, Município de Vimioso e Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Sem comentários:

Enviar um comentário