Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 20 de março de 2022

ZERO junta-se ao #MovRioDouro na defesa dos rios da maior bacia da Península Ibérica

 A estas organizações e movimentos, junta-se mais de uma dezena de cidadãos a título individual, com percurso académico, científico e/ou ativista.


O #MovRioDouro, movimento de cidadania em defesa dos rios da Bacia Hidrográfica do Douro, conta a partir de agora com mais um membro aderente: a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável. Ao todo são já 16 o número de organizações e movimentos – bem como mais de uma dezena de pessoas, a título individual – que integram o #MovRioDouro, com o principal objetivo de contribuir para mudanças efetivas na bacia do Douro, a maior da Península Ibérica.

Depois da Arando – Associação Transmontana Cultural e Desportiva, da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, da Associação Espaço VIPA 1051, da Associação URTICA – Defesa do Ambiente e Acção Climática, da AZU – Associação Ambiental em Zonas Uraníferas, da Campo Aberto – Associação de Defesa do Ambiente, do GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, do Movimento em Defesa do Rio Tinto, do Movimento Rio Sousa, NAST – Núcleo Associativo de Santo Tirso, da OnGaia – Associação de Defesa do Ambiente, do Plogging Bragança, do Projeto Rios, da Quercus – Núcleo de Bragança e da Rede Inducar, foi a vez da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável se juntar à lista de aderentes do #MovRioDouro, criado em maio do ano passado, para defender os rios da bacia do Douro. A estas organizações e movimentos, junta-se mais de uma dezena de cidadãos a título individual, com percurso académico, científico e/ou ativista.

“A adesão da ZERO ao #MovRioDouro é algo que louvamos e que vemos como natural, dado a natureza da associação. A ZERO desempenha um papel fundamental na defesa ambiental, a nível nacional, e será um importante reforço nas campanhas ativistas e de sensibilização que já desenvolvemos e vamos continuar a desenvolver no futuro, relacionadas com a poluição e a qualidade da água nos rios da bacia hidrográfica do Douro, com a renaturalização de rios e margens, com a destruição das galerias ripícolas e com o impacto negativo nas margens – relacionado com a navegabilidade do Douro”, esclarece Gustavo Briz, do #MovRioDouro.

Nuno Forner, da ZERO, reforça que, “para a ZERO, é importante apoiar e juntar-se a um movimento que desenvolve um trabalho local de tamanha importância, chamando a atenção das autoridades, agentes económicos e sociedade civil para a urgência da defesa destes recursos naturais e salvaguardando os ecossistemas de uma das mais importantes bacias hidrográficas do país.”

Sem comentários:

Enviar um comentário