Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Vale do Tua inspirou festival seleccionado para integrar Festival do Novo Bauhaus Europeu

 O projecto chama-se “Pelo Andar da Carruagem”, é promovido pela Associação Pacatodisseia e tem como parceiro o Parque Natural Regional do Vale do Tua

É um festival de artes performativas com teatro, dança e música, inspirado na antiga linha de comboio do Tua, e vai ter lugar na aldeia de Frechas, Mirandela, no dia 11 de Junho.

O director do parque, Artur Cascarejo, considera que a qualidade do projecto mereceu o reconhecimento europeu.

“Candidatámos à Direcção Geral de Artes e Espectáculos em parceria com uma empresa de promoção de eventos culturais, chamada Pacatodisseia, e fizemos também a candidatura deste projecto a nível da União Europeia, que considerou um projecto exemplar ao nível do desenvolvimento sustentável e de capacitar a cultura como forma de afirmação da identidade de um território”, referiu.

O projecto tem realizado espectáculos em aldeias dos concelhos Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.

Agora é a vez de Frechas receber a iniciativa final.

“Agora vai ser feita a apresentação final, com as pessoas das aldeias, com esses técnicos e também com alunos da Esproarte de Mirandela. Eu penso que a União Europeia o que valorizou neste projecto foi esta ideia do envolvimento das populações, a participarem activamente”, explicou.

O programa do festival inclui três performances dos artistas Fernando Mota (música), Carla Galvão e Sofia Cabrita (Teatro), Yola Pinto e Nuno Veiga (dança), duas instalações multimédia e uma exposição de fotografia, desenvolvidas em parceria com os alunos da Escola Superior de Administração, Comunicação e Turismo do Politécnico de Bragança, a apresentação do grupo tradicional de castanholas de Contins, uma sessão de observação de aves e uma conversa sobre a Linha do Tua.

O festival acontece ao ar livre e o acesso é gratuito.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário