Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 29 de junho de 2022

𝗠𝘂𝗿𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗵𝗼𝗺𝗲𝗻𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗮 𝗖𝗼𝗻𝘀𝘁𝗮𝗻𝘁𝗶𝗻𝗼, 𝗥𝗲𝗶 𝗱𝗼𝘀 𝗙𝗹𝗼𝗿𝗶𝘀𝘁𝗮𝘀 | 𝗝𝗮𝗿𝗱𝗶𝗺 𝗗𝗿. 𝗛𝗼𝗿𝗮́𝗰𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗦𝗼𝘂𝘀𝗮

 Constantino José Marques de Sampaio e Melo, célebre artista Moncorvense, conhecido por, Constantino, o “Rei dos Floristas”, nasceu em Torre de Moncorvo em 1802 e faleceu em França 1873. Foi para Paris em 1834, apresentando-se a Mr. Flamet, um dos mais famosos fabricantes de flores daquela época.


Constantino teceu grandes bouquets de flores artificiais, um deles para uma quermesse organizada pela rainha D. Maria Amélia de Bourbon, tendo sido na altura apelidado pela multidão de “Rei dos Floristas”.

Este notável artista obteve a sua consagração na Exposição de Paris em 1844, onde alcançou o primeiro prémio. Em 1850, visitou Portugal, onde foi recebido no Palácio das Necessidades pela Rainha D. Maria II a quem ofereceu algumas das suas primorosas e belas flores.

Na vila de Torre de Moncorvo, e segundo a tradição, resta um bouquet, feito por Constantino, que pode ser comtemplado na Igreja da Misericórdia de Moncorvo.

O Mural pretende homenagear, o ilustre moncorvense, Constantino "Rei dos Floristas", cujas flores tiveram fama internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário