Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 17 de junho de 2023

40% do efectivo do Comando Distrital da PSP com mais de 50 anos: sindicato visitou instalações

 40% do efectivo do Comando Distrital da PSP de Bragança tem mais de 50 anos


Paulo Santos, presidente Associação Sindical de Profissionais de Polícia, visitou esta manhã os profissionais de Bragança, e concluiu que o maior problema desta esquadra é o envelhecimento do efectivo, como em muitas outras esquadras do interior.

“Não só há escassez de efectivo, há poucos polícias para responder às missões, como há uma situação que é agravada nestas cidades do interior, que tem a ver com o envelhecimento do efectivo. Percebemos aqui em Bragança que há um conjunto de polícias que está na casa dos 55 aos 60 anos. Sabemos que a polícia não está a ser uma instituição atractiva, não está a haver candidatos, ao não haver candidatos não há possibilidade de saída e isto transforma-se quer numa sobrecarga de trabalho, quer de um problema mais agudo ao nível de investimento, e parece-me que Bragança é um desses casos exemplares”, referiu.

Depois desta visita, o sindicato vai reportar a situação ao ministro da Administração Interna. Paulo Santos lembra que um polícia com 50 anos já não tem as mesmas capacidades que um jovem.

“Nós nem queremos acreditar que o Governo esteja a pensar alargar a idade da reforma, porque só quem não conhece a realidade da PSP é que não consegue perceber que uma coisa é se polícia com 40 anos, outra é ser com 60 anos”, frisou.  

O Comando Distrital da PSP de Bragança tem cerca de 170 profissionais. Além do envelhecimento do efectivo, há outros problemas que são transversais a todo o país e que também afectam os polícias de Bragança, como “falta de motivação, dificuldade com a direcção nacional, baixos salários”.

Os polícias podem pedir a pré aposentação aos 55 anos ou aos 60 anos. 

A Associação Sindical de Profissionais de Polícia visitou esta manhã a PSP de Bragança e esta tarde a esquadra de Mirandela.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário