Este projeto foi criado com o objetivo de promover a dinamização turística do património literário do Norte de Portugal através da criação de rotas literárias turísticas, bem como para investigar sobre a presença de turismo literário e sobre o comportamento dos turistas literários.
Em representação do Executivo Autárquico, a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Ana Luísa Peleira, deu as boas-vindas e agradeceu a escolha de Freixo de Espada à Cinta como cenário para a apresentação desta rota literária ligada ao poeta Abílio Guerra Junqueiro, um dos marcos da cultura e da literatura portuguesa, nosso conterrâneo, e um dos poetas mais promissores da sua geração.
Destacou ainda a importância da Academia, através de Instituições de ensino reconhecidas (Institutos Politécnicos do Porto, Cávado e Ave, Bragança, Viana do Castelo e Guarda), se ter envolvido neste projeto que alia turismo e cultura e que permitirá contribuir para a dinamização turística e para preservar o vasto património literário e cultural da região Norte de Portugal.
Ana Luísa Peleira referiu ainda as iniciativas que têm estado a ser desenvolvidas pelo Município de Freixo de Espada à Cinta no âmbito das cerimónias evocativas do Centenário da Morte de Guerra Junqueiro, a par de outros Municípios e Instituições, e que esta nova rota apresentada e ligada ao poeta freixenista é mais uma merecida homenagem àquele que usou todo o seu talento literário para contar a história da sua terra natal e perpetuou o nome de Freixo de Espada à Cinta.
Este projeto foi apresentado pela Dra. Carina Pereira do Instituto Politécnico do Porto, e deu a conhecer um itinerário dedicado à vida e obra do emblemático escritor freixenista.
Esta nova rota permite identificar e valorizar parte do património literário de Guerra Junqueiro, propondo um plano estratégico que integra esta rota na oferta turística local e regional, promovendo dinâmicas colaborativas úteis à revitalização cultural do território.
Para além desta apresentação pública, a comitiva organizadora e convidados realizaram, no período da manhã, uma visita "literária" a alguns locais emblemáticos do concelho representativos da vida e obra de Guerra Junqueiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário