Vanessa Pires, Diretora Artística e Coordenadora Geral do Festival, explica que o festival pretende juntar as várias tradições musicais, destinando-se a todo o público em geral:
” É um festival itinerante que pretende juntar a música erudita à música e às tradições musicais das localidades por onde passa. Minuciosamente desenhada para que pudesse chegar a todo o tipo de públicos. É uma programação muito eclética. Neste concerto de Macedo de Cavaleiros as pessoas vão puder ouvir um reportório que vem do Mosteiro da Cruz de Coimbra, que tem particularidades de execução que o tornam muito vivo e apelativo para um público em geral. Vai ser realmente um concerto para todos os públicos: avós, filhos, netos.”
A 1º edição deste festival tem como objetivo a aproximação das comunidades transfronteiriças:
“É a primeira vez. O ano passado fizemos uma edição zero em Vieira do Minho, que serviu para experimentar o formato. Este ano é a 1º edição do festival e já e da nossa intenção, desde o ano passado, passar por Macedo de Cavaleiros. Vamos fazer um fim-de-semana transfronteiriço. Também nos interessa muito aproximar-nos das comunidades transfronteiriças.”
Em Macedo de Cavaleiros, irá atuar o Bando Surunyo, cuja cantora tem origens na cidade:
” Em Macedo de Cavaleiros temos um grande interesse em ficar a conhecer melhor o público e as pessoas de Macedo. Escolhemos um concerto muito especial para Macedo. Vai ser o bando de Soronyo, um grupo de musica antiga, que se dedica à recolha do reportório do Mosteiro da Cruz de Coimbra, que está muitas vezes em primeira audição moderna e que conta com uma filha de Macedo de Cavaleiros, a Patrícia Silveira, cantora da banda e vai cantar nesse concerto.”
O festival, organizado pela Artway, teve início no mês de março e irá decorrer até setembro.
Em Macedo de Cavaleiros, conta com o apoio da Direção Geral das Artes e da Câmara Municipal.
O Festival Província Sonora teve início em Leiria, segue para Zamora, Macedo de Cavaleiros, Vieira do Minho, Valtellina, Castelo Branco e vai terminar no Faial.
Sem comentários:
Enviar um comentário