Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 24 de julho de 2023

80 jovens de todo o país e ilhas estiveram em Bragança a lançar microssatélites em lata

 Bragança foi a cidade escolhida para, este fim-de-semana, receber 80 jovens de vários cantos do país e ilhas e pôr em prática os seus conhecimentos sobre ciência


Com idades entre os 11 e 15 anos, construíram microssatélites que foram lançados através de um drone no aeródromo para estudarem o período de queda do objecto. O projecto CanSat pretende cativar os mais novos para ciência e o espaço e parece estar a ser um sucesso.

“Acho que é divertido, é uma boa maneira de socializar, de aprender coisas novas, Já aprendi bastantes coisas sobre programação, sobre a montagem do cansat, sobre física e também trabalhar em equipa”, disse o jovem Rodrigo Gil, da Guarda.

Núria Mota, de 12 anos, veio de Barcelos e também admite ter aprendido muito. “É fixe para quem gosta destes conhecimentos, eu gosto, é bom e aprendo coisas novas. É como um mundo novo”, referiu.

O CanSat Júnior Portugal é organizado pelo ESERO Portugal, em colaboração com a Agência Espacial Europeia e a Ciência Viva. A directora da Ciência Viva e coordenadora do ESERO Portugal, Ana Noronha, explicou que através do projecto os jovens podem adquirir conhecimentos que ainda não estão a ser leccionados na escola.

“Aprendem programação, aprendem também a parte de telecomunicações, porque vão ter que construir antenas, que vai no satélite e da estação de terra que vai receber os dados emitidos pela outra antena, vão começar a entender como funcionam os sensores e vão ter que programar isso tudo. Além disso ainda aprendem um pouco de hidrodinâmica”, esclareceu.

E além da ciência, aprendem a “trabalhar em equipa”, aprendem a “disciplina de cumprir prazos, de desenvolver um projecto, de ter um resultado para apresentar no fim, de comunicar o que fizeram”, acrescentou.

Os microssatélites e os resultados recolhidos pelos jovens foram depois levados a concurso. Esta é já a terceira edição do CanSat Júnior Portugal, que aconteceu em Bragança, sexta-feira e sábado.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário