A Escola Básica de Miranda do Douro e a Escola Básica de Sendim conseguiram recolher 1200 quilos de equipamento elétrico, 40 quilos de lâmpadas e 100 quilos de pilhas. Como recompensa do árduo trabalho receberam 300 euros em chegue-prenda que pode ser trocado por novo equipamento elétrico.
Resultados nacionais
A nível nacional, mais de 300 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados foram recolhidos no âmbito da 12ª edição da “Escola Eletrão” que decorreu entre setembro de 2022 e junho de 2023.
Esta campanha, promovida pelo Eletrão, pretende “sensibilizar para a necessidade de entregar os equipamentos elétricos usados para reciclagem e que permitiu recolher, mais concretamente, 10,4 toneladas de pilhas, 6,3 toneladas de lâmpadas e 284 toneladas de outros equipamentos elétricos usados, como torradeiras, telemóveis ou computadores” refere a organização. “São resultados que representam um aumento de 12% face à edição anterior, relativa ao ano lectivo de 2020/2021, em que foram recolhidas 269 toneladas” frisa.
A 12ª edição envolveu, no total, cerca de 400 escolas de norte a sul do país, o que representa um aumento face ao ano anterior. “O número de escolas inscritas que participam ativamente está a aumentar de ano para ano.”
“As escolas participantes recebem pontos em função das quantidades recolhidas que são convertidos em prémios. Por cada 100 quilos de pilhas, 100 quilos de lâmpadas ou 1000 quilos de equipamentos elétricos usados cada escola recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros. Este ano 177 escolas recebem cheques-prenda. O valor global a atribuir ultrapassa os 30 mil euros em cheques-prenda que podem ser trocados por novos equipamentos elétricos” explica a organização da campanha.
Ao longo de 12 edições esta campanha já permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes.
O Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos eléctricos usados.
Gere uma rede de recolha de equipamentos eléctricos e pilhas usadas com mais de 9000 locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país.
A sua principal missão é assegurar a reciclagem dos resíduos recolhidos, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem promovendo a economia circular. Desenvolve diversas campanhas de comunicação e sensibilização com o objetivo de promover uma maior consciencialização ambiental e uma mudança de comportamentos, de que se destacam o Quartel Electrão, a Escola Electrão, o TransforMAR e o Movimento Faz Pelo Planeta By Electrão.
Sem comentários:
Enviar um comentário