Segundo avançou o presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes, a empreitada vai ser dividida em duas fases.
“Aquilo que me foi transmitido pela Infra-estruturas de Portugal e pelo ministério é que fazem desta forma porque há uma parte que é mais fácil em termos de pareceres e problemas que são necessário resolver para pôr a concurso”, disse, acrescentando que o concurso público para a outra parte do troço será lançado meses mais tarde.
A construção da estrada vai ter financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência e, por isso, a obra tem que estar concluída até 2026. O autarca está confiante que o prazo vai ser cumprido.
“Todos nós sabemos que as obras, pelas dificuldades que há a vários níveis, poderão sofrer alguns atrasos. Aquilo que nos interessa é que ela comece e seja feita. Se terminar em 2026 óptimo, se terminar antes ou dois ou três meses depois não é por aí”, afirmou.
Neste momento decorre ainda a elaboração do projecto de execução. A construção da ligação que vai ligar Bragança e Vinhais vai custar entre 30 a 40 milhões e é da responsabilidade da Infra-estruturas de Portugal. Além da requalificação da estrada já existente, está previsto a criação de variantes, a Variante de Vila Verde, a Variante de Castrelos e a Variante da Câmara Municipal de Bragança, reduzindo assim o tempo de percurso.
Qualquer coisa não bate certo, ou haverá alguma falha de comunicação! Como é que uma obra que vai ser executada em duas fases, ainda está em projecto de execução? Sabendo nós, o tempo que se gasta neste País em estudos, pareceres, avaliação ambiental, diligências burocráticas a todos os níveis, corre-se o risco de em 2026, estar apenas uma pequena parte da obra executada! Esperemos que não, a bem de todos, e que se ultrapassem em tempo útil as vicissitudes próprias de uma obra pública desta envergadura, e que a nova rodovia seja uma realidade! A ver vamos...
ResponderEliminar