Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Feira da Maça, Vinho e Azeite começa hoje em Carrazeda de Ansiães e decorre até domingo

 A maçã, o vinho e o azeite vão estar em destaque a partir de hoje e até domingo no certame de Carrazeda de Ansiães


Estas culturas geram uma receita, na economia local, de mais de 25 milhões de euros por ano. Ao longo dos três dias o melhor que tem o concelho vai ser enaltecido, mas também não faltarão concertos e outras atracções.

“A perícia de tractores na tarde de sábado, seguida de um cortejo etnográfico onde participarão cerca de 25 entidades, que é já um ponto alto da nossa feira, além de podermos também contar no domingo com as cerimónias religiosas e a nossa procissão”, avançou o presidente da câmara, João Gonçalves.

De acordo com o autarca, a feira impulsiona o turismo do concelho, uma vez que atrai muitos visitantes, que depois acabam por regressar mais tarde à vila.

“Tem trazido a Carrazeda muita gente, que aproveita não só para visitar a feira, como depois despertar para outras potencialidades que o concelho tem e possam vir mais tarde desfrutar também do nosso património, natural e cultural, é uma forma de desenvolvermos o turismo local. É esse o objectivo e penso que tem sido progressivamente atingido, porque mesmo fora deste período, cada vez se nota mais a vinda de pessoas fora desta altura do ano”, sublinhou.

No entanto, este ano, houve perdas avultadas no sector da maçã devido ao granizo de Maio e Junho.

Segundo Luís Vila Real, presidente da Associação de Fruticultores, Olivicultores e Viticultores do Planalto de Ansiães (AFUVOPA), em alguns pomares as perdas são quase totais.

Devido ao impacto do granizo, a maçã ficou marcada e sem qualidade para ser comercializada em fresco.

“O produto ficou sem qualidade, não tem valor de mercado e obviamente que os compradores não pretendem esse tipo de produto, porque o comprador final também não o quer”, disse.

A Feira da Maçã, Vinho e Azeite acontece entre hoje e domingo em Carrazeda de Ansiães. O ano passado contou com a presença de mais de 20 mil visitantes, número que o município espera ultrapassar nesta vigésima sexta edição.

Escrito por Brigantia / Rádio Ansiães (CIR)
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário