Arrancou, em Algoso, o “IX King of Portugal”, uma prova de todo-o-terreno motorizado, que decorre até sábado e conta com a participação de 80 equipas, de 14 nacionalidades e várias categorias de veículos, informou o diretor de prova, José Rui Santos.
A novidade do “King of Portugal” deste ano é a realização do prólogo e de uma prova noturna, na localidade de Algoso, no concelho de Vimioso.
Nesta aldeia histórica, os carros das categorias Legends, Modificados, UTV e Unlimited, vão procurar realizar os melhores tempos num percurso inicial de cerca de 4,5 quilómetros. Ao final do dia, na prova noturna, os pilotos vão mostrar a sua destreza e a potência dos veículos ao “trepar” as fragas do castelo.
A organização do “King of Portugal” indica que nesta 9ª edição vão participar 80 equipas, vindas de vários países europeus, como Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Escócia, Alemanha, Bélgica e Suíça.
Em Algoso e para bem receber os aficionados deste desporto motorizado, a freguesia organizou um mercado medieval com produtos regionais, com o objetivo de divulgar e comercializar o que de melhor se produz na região.
Após o prólogo e a corrida noturna, no dia seguinte, sexta-feira, realiza-se a 1ª etapa da competição, nas zonas da Pedreira e na Tartaruga, em São Joanico, onde o público poderá acompanhar de perto a prova.
No sábado, a 2ª etapa do King of Portugal estende-se até à zona dos Ovos de Dinossauro, na freguesia de Caçarelhos.
Para muitos pilotos concluir esta dura prova motorizada é já uma vitória. Questionado sobre a melhor estratégia para chegar ao fim da prova, o diretor, José Rui Santos, aconselhou prudência.
“Sendo uma prova todo-o-terreno de resistência, o mais importante é a gestão do carro e para isso é determinante a assistência mecânica e a boa forma física dos pilotos. Aos pilotos, aconselho a não quererem competir com carros mais potentes”, disse.
Em 2023, os grandes vencedores do King of Portugal foram Francisco Guimarães e Gerardo Sampaio, da equipa Fracing, na categoria Unlimited, ao concluírem a prova (7 voltas ao percurso), num tempo de 6 horas 19 minutos 53 segundos e 226 milésimos.
Na edição deste ano, o diretor, José Rui, antevê uma renhida competição, dado que estão presentes os campeões de todo-o-terreno de vários países europeus.
O King of Portugal é coorganizado pelo Clube NorteX4, o município de Vimioso, o motoclube “Os Furões”, a Federação Porquês do Automóvel e Karting (FPAK) e a prova conta com o patrocínicio de várias freguesias do concelho e empresas.
O presidente do município de Vimioso, António Santos, voltou a destacar as condições ímpares do concelho para a prática do desporto motorizado.
“O município de Vimioso continua a apoiar a organização do King of Portugal, dado que no concelho existe uma orografia propícia para o desporto motorizado. A outra razão é o significativo retorno económico e turístico que este evento desportivo traz para o concelho e para a região”, justificou.
Por sua vez, a presidente da freguesia de Algoso, Cristina Miguel, revelou que a aldeia preparou-se para receber o evento desportivo.
“Perante a grande notoriedade desportiva do King of Portugal, esta é uma oportunidade para promover o património histórico e turístico de Algoso, Para isso, decoramos as ruas da aldeia, providenciamos a animação musical e instalamos o mercado medieval de produtos regionais”, indicou a autarca de Algoso.
Em próximas edições, a organização do “King of Portugal” pretende levar a prova de todo-o-terreno a outras localidades do concelho de Vimioso.
Sem comentários:
Enviar um comentário