Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Algoso: Arrancou o King of Portugal

 Arrancou, em Algoso, o “IX King of Portugal”, uma prova de todo-o-terreno motorizado, que decorre até sábado e conta com a participação de 80 equipas, de 14 nacionalidades e várias categorias de veículos, informou o diretor de prova, José Rui Santos.


A novidade do “King of Portugal” deste ano é a realização do prólogo e de uma prova noturna, na localidade de Algoso, no concelho de Vimioso.

Nesta aldeia histórica, os carros das categorias Legends, Modificados, UTV e Unlimited, vão procurar realizar os melhores tempos num percurso inicial de cerca de 4,5 quilómetros. Ao final do dia, na prova noturna, os pilotos vão mostrar a sua destreza e a potência dos veículos ao “trepar” as fragas do castelo.

A organização do “King of Portugal” indica que nesta 9ª edição vão participar 80 equipas, vindas de vários países europeus, como Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Escócia, Alemanha, Bélgica e Suíça.

Em Algoso e para bem receber os aficionados deste desporto motorizado, a freguesia organizou um mercado medieval com produtos regionais, com o objetivo de divulgar e comercializar o que de melhor se produz na região.

Após o prólogo e a corrida noturna, no dia seguinte, sexta-feira, realiza-se a 1ª etapa da competição, nas zonas da Pedreira e na Tartaruga, em São Joanico, onde o público poderá acompanhar de perto a prova.

No sábado, a 2ª etapa do King of Portugal estende-se até à zona dos Ovos de Dinossauro, na freguesia de Caçarelhos.

Para muitos pilotos concluir esta dura prova motorizada é já uma vitória. Questionado sobre a melhor estratégia para chegar ao fim da prova, o diretor, José Rui Santos, aconselhou prudência.

“Sendo uma prova todo-o-terreno de resistência, o mais importante é a gestão do carro e para isso é determinante a assistência mecânica e a boa forma física dos pilotos. Aos pilotos, aconselho a não quererem competir com carros mais potentes”, disse.


Em 2023, os grandes vencedores do King of Portugal foram Francisco Guimarães e Gerardo Sampaio, da equipa Fracing, na categoria Unlimited, ao concluírem a prova (7 voltas ao percurso), num tempo de 6 horas 19 minutos 53 segundos e 226 milésimos.

Na edição deste ano, o diretor, José Rui, antevê uma renhida competição, dado que estão presentes os campeões de todo-o-terreno de vários países europeus.

O King of Portugal é coorganizado pelo Clube NorteX4, o município de Vimioso, o motoclube “Os Furões”, a Federação Porquês do Automóvel e Karting (FPAK) e a prova conta com o patrocínicio de várias freguesias do concelho e empresas.

O presidente do município de Vimioso, António Santos, voltou a destacar as condições ímpares do concelho para a prática do desporto motorizado.

“O município de Vimioso continua a apoiar a organização do King of Portugal, dado que no concelho existe uma orografia propícia para o desporto motorizado. A outra razão é o significativo retorno económico e turístico que este evento desportivo traz para o concelho e para a região”, justificou.

Por sua vez, a presidente da freguesia de Algoso, Cristina Miguel, revelou que a aldeia preparou-se para receber o evento desportivo.

“Perante a grande notoriedade desportiva do King of Portugal, esta é uma oportunidade para promover o património histórico e turístico de Algoso, Para isso, decoramos as ruas da aldeia, providenciamos a animação musical e instalamos o mercado medieval de produtos regionais”, indicou a autarca de Algoso.

Em próximas edições, a organização do “King of Portugal” pretende levar a prova de todo-o-terreno a outras localidades do concelho de Vimioso.

HA e Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário