Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

RaussTuna apresenta quarto álbum sobre obstáculos ultrapassados

 A RaussTuna, tuna mista de Bragança, lança amanhã um novo álbum, para assinalar o seu 15º aniversário


O dia de anos foi a 29 de Outubro e contou com um concerto acústico, com a participação do Coral Brigantino, na Igreja Santa Maria. Mas a tuna vai ainda apresentar o quarto CD, no qual tem vindo a trabalhar desde 2023. “Este álbum é mais uma colecção de músicas, é um testemunho de espírito de superação, que tem guiado o nosso percurso ao longo dos anos. Tivemos muitos obstáculos, tivemos de os superar todos os juntos, daí o álbum se chamar vencer”, esclareceu a magíster, Inês Pires.

A tuna assume-se como solidária, sendo que o dinheiro angariado no seu festival, que conta já com 11 edições, é doado a IPSS’s de Bragança. No total, conseguem doar, quase sempre, perto de 800 euros. E, além disso, no próprio passa-calles do festival, por exemplo, é prática da tuna não passar apenas por bares mas sim pelas várias instituições locais.

A tuna tem ainda uma outra prática que, segundo a magíster, a torna diferente das outras. Organiza, anualmente, jornadas, com tunas de outros pontos do país, para mostrar o verdadeiro espírito destes grupos e para que as pessoas percebam que pertencer a uma tuna não serve apenas para a diversão académica. “É um evento científico onde apresentamos artigos importantes, com factos sobre tunas. O ano passado uma associada apresentou um artigo sobre como a tuna pode ajudar a nível mental. Pode ser uma pessoa solidária, mas a tuna ajuda a não ser. Pode ser tímida, mas a tina ajuda a criar amigos, a falar com as pessoas”, disse.

A tuna conta já com 25 originais. Agora ficará com 35, sendo que este novo álbum conta com a participação do fadista alentejano Miguel Moura, que estará em Bragança, amanhã, para a apresentação do trabalho.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário