A presidente da Junta de Freguesia conta que a arte de fazer o pão "já é ancestral e tem uma tradição muito vincada. "O ex-libris da terra. Desde há muito tempo, que havia na aldeia um conjunto de mulheres que já eram emancipadas, e coziam pão para ganhar a vida. Coziam pão e vinham todas as quartas-feiras e domingos, vendê-lo a Mirandela. No tempo que não havia carros, vinham com os burrinhos carregados com três sacos de linho, cheios de pão. Já tinham aquela clientela fixa que estava à espera do pão de Suçães. Hoje, em dia, temos carrinhas a distribuir pão, já existe uma inovação, com bolas muito boas", conta Luísa Deimãos.
O programa está repleto de atividades, que começam logo no sábado de manhã, como a abertura da caça ao tordo e com um passeio pedestre. "O evento vai ter a sua abertura no sábado, às 7h00 da manhã com a caça ao Tordo. Segundo, o que foi dito pela Associação de Caça e Pesca, para já estão inscritos 150 caçadores, mas ainda estão à espera de algumas confirmações e por isso devem ascender a 200. De seguida, vamos ter uma caminhada à Serra dos Passos, mais propriamente ao Arrasto, uma zona muito bonita desta serra. A caminhada vai ter cerca de 9 quilómetros. E vamos respirar o ar puro da serra. Depois descemos e vamos fazer visitas ao lagar e fazer experiências azeitadas. E as pessoas vão aprender o que se pode fazer com pão e azeite, a fazer torradas de azeite, pão mel e azeite. Portanto as pessoas vão poder experimentar", acrescenta a autarca..
Para além destas atividades, haverá um almoço convívio, um passeio de BTT, e animação musical com os Cavaquinhos da Universidade Sénior do Rotary Clube de Mirandela, desgarradas com Francisco Aleixo e Amigos, Racho Folclórico S. Vicente de Irivo, de Penafiel, e o grupo Encharca o Fole de Vale de Salgueiro.
O certame vai contar com 26 expositores, com o melhor que se produz na aldeia o pão, o azeite, mas também fumeiro, frutos da época, mel, entre muitos outros.
As expectativas são as melhores. "Vem sempre muita gente. Eu só sei o número de refeições servidas, que têm aumentado de ano para ano. Oxalá que o tempo não nos traia. Isto dá muito trabalho, mas ficamos muito felizes, porque realmente, projetamos o nome da aldeia, nos nossos produtos e não só do concelho. As pessoas não vão a Suçães, sem passar por Mirandela. Temos muito para mostrar, para dar e sabemos receber bem", sublinha Luísa Deimãos.
A feira é organizada pela Junta de Freguesia de Suçães, com o apoio do Município de Mirandela, Associação de Caça e Pesca e a Casa Amaro.
Sem comentários:
Enviar um comentário