De acordo com o pároco de Miranda do Douro, o padre Manuel Marques, esta efeméride histórica está relacionada com a elevação em 1545, da então vila de Miranda do Douro a cidade e sede de diocese, pelo que se tornou necessária a edificação de um novo templo.
A construção da Sé de Miranda, iniciou-se em 1552, por ordem do rei, D. João III e os trabalhos decorreram ao longo de quase cinquenta anos, tendo sido concluídos por volta de 1595.
O templo dedicado a Santa Maria Maior ou Nossa Senhora da Assunção manteve o estatuto de sé episcopal até 1780. No entanto, devido à condição da fronteira, a cidade de Miranda do Douro viu-se envolvida em vários conflitos e guerras. De 1710 a 1762, esteve mesmo sob o domínio espanhol, o que obrigou o bispo a mudar-se para Bragança.
Com esta mudança episcopal, a cidade de Miranda do Douro perdeu importância e a Sé de Miranda passou a ser designada por Concatedral.
Atualmente, este templo do século XVI continua a ser o local mais visitado na cidade de Miranda do Douro e gera grande devoção, não só a populaçáo local, como também nas populações vizinhas de Espanha.
Sem comentários:
Enviar um comentário