Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Miranda do Douro: Concatedral celebra 438 anos

 A 16 de novembro, assinalam-se em Miranda do Douro, os 438 anos da dedicação da Concatedral, uma celebração anual que que pretende recordar a importância histórica e religiosa da cidade e evoca a consagração do antigo altar, ocorrida em 1586.


O aniversário da Dedicação da Concatedral vai celebrar-se com a Missa Solene, às 17h00.

De acordo com o pároco de Miranda do Douro, o padre Manuel Marques, esta efeméride histórica está relacionada com a elevação em 1545, da então vila de Miranda do Douro a cidade e sede de diocese, pelo que se tornou necessária a edificação de um novo templo.

A construção da Sé de Miranda, iniciou-se em 1552, por ordem do rei, D. João III e os trabalhos decorreram ao longo de quase cinquenta anos, tendo sido concluídos por volta de 1595.

O templo dedicado a Santa Maria Maior ou Nossa Senhora da Assunção manteve o estatuto de sé episcopal até 1780. No entanto, devido à condição da fronteira, a cidade de Miranda do Douro viu-se envolvida em vários conflitos e guerras. De 1710 a 1762, esteve mesmo sob o domínio espanhol, o que obrigou o bispo a mudar-se para Bragança.

Com esta mudança episcopal, a cidade de Miranda do Douro perdeu importância e a Sé de Miranda passou a ser designada por Concatedral.

Atualmente, este templo do século XVI continua a ser o local mais visitado na cidade de Miranda do Douro e gera grande devoção, não só a populaçáo local, como também nas populações vizinhas de Espanha.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário