De 8 de novembro a 17 de janeiros de 2025, a Casa da Cultura, em Miranda do Douro, tem em exposição “Maçcarilhas i Bichas”, uma coleção de 35 máscaras em madeira, do artesão Carlos Ferreira, alusivas aos rituais solstícios de inverno, na Terra de Miranda.
Na inauguração da exposição, a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, indicou que a data para apresentação desta coleção de máscaras foi escolhida numa altura em que se preparam as festas de solstício de inverno, na Terra de Miranda.
«No concelho de Miranda do Douro, o imaginário das máscaras também está presente nas festas do solstício de inverno que acontecem em São Pedro da Silva, com o “Velho e a Galdrapa”; em Constantim, “O Carocho e a Velha”, e no dia 1 de janeiro, em Vila Chã da Braciosa, festeja-se a “Festa do Menino”» – indicou a autarca.
Segundo o artesão, Carlos Ferreira, estas festas ou rituais atravessaram gerações, de sociedades medievais e camponesas, para se tornarem hoje elementos distintivos da cultura transmontana.
“Na região de Trás-os-Montes, a tradição das máscaras possui raízes profundas que remontam ao período neolítico e foram reforçadas pelas antigas sociedades agro-pastoris pré-romanas”, explicoiu.
Segundo o artesão, os rituais no concelho de Miranda do Douro estão relacionada com o solstício de inverno, evocando o culto ao deus Sol, à fecundidade e ao ciclo da natureza.
Fonte: Lusa e HA
Sem comentários:
Enviar um comentário