Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Bullying e Cyberbullying preocupam escolas que trabalhavam cada vez mais na prevenção

 Hoje assinala-se o Dia Internacional Contra a Violência e o Bullying na Escola


A UNESCO determinou que a data se assinala na primeira quinta-feira de Novembro.

Segundo o mais recente relatório da Polícia de Segurança Pública, no ano lectivo anterior foram registadas quase 3 mil ocorrências nas escolas, 4,5% destas relacionadas com bullying (134 das ocorrências totais) e 1% situações de cyberbullying.

De acordo com a psicóloga escolar Catarina Maria, muitas crianças não têm noção que determinados actos são bullying, embora os casos tenham vindo a diminuir. “Muitos dos jovens quando lhes é questionado como é que qualificam o chamam nomes, consideram que é algo normal, que é na brincadeira. Embora quando se fazem as acções de sensibilização em turma eles sabem que pode magoar e deixar marcas graves, mas no corredor e no intervalo, não consideram bullying. Aquelas situações de agressão física hoje em dia já é muito pontual”, referiu.

Neste momento, a maior preocupação prende-se como cyberbullying, ou seja, agressões na internet. “Neste momento é das nossas grandes preocupações, não só escola, mas também PSP e GNR. Passa por esta sensibilização não só de alunos, mas encarregados de educação, porque uma vez na internet, para sempre na internet, fotografias, vídeos, comentários”, apontou.

Segundo a psicóloga, sofrer este tipo de violência física ou psicológica pode ter um impacto na saúde mental da vítima. “O que pode acontecer é deixar marcas realmente muito profundos, quer ao nível de auto-estima, autoconfiança, situações de ansiedade que nos levam para a vida toda”, disse.

O bullying é a intimidação sistemática, através de agressão física ou verbal, ameaças ou coacção dentro do contexto escolar. O cyberbullying difere-se porque acontece online.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário