Cerca de 30 apicultores do concelho de Vinhais receberam um apoio do município para ajudar na produção. A câmara municipal atribuiu 2 euros, por colmeia, para quem tem até 30 colmeias e 1,5 euros, por colmeia, a quem tenha mais de 30. É a primeira vez que o apoio é atribuído. Uma forma de apoiar o sector e incentivar a que mais pessoas apostem na produção de mel, destaca o autarca Luís Fernandes.
“Há muita gente que se assegura com a apicultura, tem uma importância económica grande e, tendo nós, digamos, vários apoios nas várias áreas que são fundamentais para o concelho, entendemos que também era importante fazer aqui na área da apicultura, não só para apoiar, mas também para incentivar. Como pudemos verificar na Feira da Castanha, o mel também é cada vez mais procurado, mais valorizado”, referiu.
Com este protocolo, o município de Vinhais investiu 11 mil euros. No entanto, o presidente da câmara diz estar disposto a aumentar a verba, caso haja mais solicitações.
“Se houver mais a candidatarem-se e se tiverem as condições e os requisitos que estão no regulamento, claro que aumentaremos o apoio, ou a nível de quantidade ou até a nível de qualidade. O que eu quero dizer é que, este apoio, que temos neste momento, é dado desta forma, mas se no futuro se entender que o apoio até poderá ser melhor de outra forma, também o município está sempre aberto desde que seja para ajudar”, rematou.
Os apicultores que queiram beneficiar do apoio devem ser proprietários de apiários, residentes e recenseados no concelho há mais de um ano, têm de fazer prova da sua actividade e ter a sua situação tributária e contributiva regularizada.
Nesta primeira edição foram apoiados cerca de 30 apicultores.
Sem comentários:
Enviar um comentário