Alfândega da Fé tem agora um espaço de coworking. Serve para pessoas que queiram trabalhar à distância, com todas as condições de acesso à internet e rede móvel, gratuitamente. Fica nas instalações da Associação Industrial e Comercial, onde os interessados se podem inscrever. O presidente da Câmara, Eduardo Tavares, explica que tem capacidade para oito trabalhadores. “É um espaço preferencialmente destinado aos trabalhadores da Administração Central, para poderem fazer teletrabalho, trabalharem, fazerem reuniões, estarem no nosso território e poderem usufruir desse espaço. Tem oito postos de trabalho individuais, uma pequena sala de reuniões, uma pequena copa, casas de banho e uma sala de formação, que pode também servir à Administração Central, às entidades do concelho e outras da região”.
O projecto teve o financiamento da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, através de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência, para que todos os municípios tenham este serviço. Falta apenas Mogadouro e Vinhais terem um espaço Cowork. Prevê-se que aconteça no próximo ano. Pedro Lima, presidente da CIM, explica que este investimento faz parte da estratégia para a região. “O objetivo será ter, a nível dos nove municípios da CIM, espaços co-work, que dê para existir uma cooperação entre os municípios e alguém que queira e necessite trabalhar nos três o possa fazer sem custos adicionais, recorrendo a um espaço que está à disposição de todos”.
A criação do espaço em Alfândega da Fé representou um investimento de cerca de 100 mil euros, em obras e aquisição de equipamentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário