Começa em Carrazeda de Ansiães, dias 22 e 23 de março, a terceira edição do Tua – Festival de Percursos Pedestres. Depois, o festival, que acontece em pleno Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), segue para Mirandela, onde decorre dias 26 e 27 de abril, Alijó, dias 24 e 25 de maio, Vila Flor, dias 6 e 7 de setembro, e Murça, dias 4 e 5 de outubro.
Com uma participação máxima de 250 pessoas por caminhada, o festival esgotou a lotação de participantes nas duas primeiras edições e para esta não se espera menos. Segundo o diretor do PNRVT, António Marques, entidade organizadora, as inscrições abriram na sexta-feira, dia em que foi apresentado, e “esgotam com muita rapidez”. “Isto demonstra bem que este formato é perfeitamente bem acolhido e que está a chegar onde deve”, frisou António Marques.
Dizendo que estas atividades trazem para o território “pessoas que gostam de espaços naturais, de diversidade, da natureza, de gastronomia, de tradição e de cultura”, assinalou ainda que é este público que o território gosta de receber. “Tem um perfil que apreciamos. São pessoas que, facilmente, conseguimos acolher, porque partilham dos nossos princípios e valores”, vincou, apelando aos que não se consigam inscrever de que não desistam de visitar a região. “O parque está disponível para acolher, direcionar visitas. Durante todo o ano, são bons dias para vir ao território do Vale do Tua”, rematou.
No que toca à participação, segundo Domingos Pires, um dos sócios da Portugal NTN, empresa que organiza as caminhadas, a “ambição” é “continuar a atrair cada vez mais gente de fora do território”, sendo que no ano passado cerca de 60% dos participantes vieram da região do Porto e de Braga. “Queremos apostar na vinda dessas pessoas, que cada vez venham mais cedo, pernoitem e consumam, não só durante o festival, mas também para além disso”, referiu ainda Domingos Pires, que disse que a ideia é “potenciar” aquilo que está criado e o “investimento” que foi feito rotas homologadas, para que “sirvam de alavanca para a economia local”.
O festival foi apresentado, na sexta-feira, em Arnal, no Santuário de Nossa Senhora da Paixão, no concelho de Carrazeda de Ansiães. João Gonçalves, presidente da câmara, avançou que há cada vez mais pessoas a visitar o concelho, além dos dias de festival. E assinala que durante a iniciativa o melhor do território é dado a conhecer.
Depois de Carrazeda de Ansiães, o festival segue para Mirandela, onde decorre dias 26 e 27 de abril, Alijó, dias 24 e 25 de maio, Vila Flor, dias 6 e 7 de setembro, e Murça, dias 4 e 5 de outubro.
Sem comentários:
Enviar um comentário