O objetivo deste festival é promover e dar a conhecer os diferentes grupos nacionais e também espanhóis, numa perfeita partilha de tradições e costumes, como explica Nelson Peixeiro, da Associação Núcleo de Costumes e Tradições de Arcas:
Porque os Caretos de Arcas costumam ir a muitas iniciativas de mascarados a Espanha e como no concelho de Macedo de Cavaleiros não havia nenhum evento que mostrasse vários mascarados de outros pontos do país, decidimos criar este para que as pessoas fiquem a conhecer o que nós vamos fazer lá fora e fiquem a conhecer outros grupos.
São diversos grupos que vêm de várias partes do país, destacando alguns, como de Salsas, Lazarim, entrudo de Constantim, Torre de Dona Chama, Lagoa de Mira, de vale de Ílhavo, Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis, Bemposta, Chocalheiro de Vale de Porco, entre muitos outros.
As expectativas para o evento são as melhores, esperando a organização ter mais de 600 pessoas a assistir ao desfile dos 25 grupos de mascarados:
Este ano as expectativas são boas, até porque o tempo também ajuda. Esperamos ter 500 a 600 pessoas. Vamos ter um raid fotográfico pela primeira vez, na parte da manhã, onde já temos 20 fotógrafos inscritos, vindos de Portugal como de Espanha, que penso que vai ser um sucesso.
A primeira edição, embora tenha ocorrido noutra altura, dia 24 de dezembro, do ano passado, o que não correu tão bem, porque as pessoas andavamm ocupadas com a azeitona, e como são as festas de Natal, e a adesão das pessoas, não foi assim tão grande.
Peça primeira vez, no evento, vai decorrer um raid fotográfico marcado para a manhã de sábado. O desfile vai começar pelas 15h30. A par do desfile, há também mercado de artesanato com produtos regionais e animação musical a cargo do grupo macedense, Batucada, e ainda de Granus Barbela, brigantinos e uma apresentação teatral a cargo da Filandorra.
Sem comentários:
Enviar um comentário