Alice foi diagnosticada, há 18 anos, com cancro da mama. Andou muitos anos em constantes viagens para Vila Real ou Porto para adquirir alguns produtos e dispositivos a preços muito elevados. Nos últimos cinco anos, tudo mudou, porque é ajudada pelo gabinete da mama da farmácia “Entre Vinhas”, na sua terra, em Mirandela. “Já que dá esta oportunidade de ser gratuito, é muito bom. Porque às vezes, a gente também não tem aquelas posses que gostaria”, adianta.
O mesmo pensamento tem Eduarda, que teve uma neoplasia da mama, há 30 anos, e há dois anos foi-lhe diagnosticado o mesmo na outra mama. “É muito importante porque de facto evita a ida obrigatória ao Porto. As próteses, passei a comprá-las aqui. E então, a hipótese de ser gratuito para quem de facto precisa e não tem hipótese de comprar de outra forma, é muito importante. É uma ajuda enorme, porque isto é material caro”, afirma.
Estas são duas das cerca de centena e meia de mulheres já apoiadas pelo gabinete da mama da Farmácia “Entre Vinhas” de Mirandela. O projeto foi criado, há cinco anos, pela diretora téc-nica da Farmácia, como resultado de uma experiência pessoal. “Porque tive um cancro da mama, há 15 anos, e sei as dificuldades porque passei. E não quero, ou pelo menos quero minimizar, as dificuldades das outras pessoas que vão passar por isso. E se eu puder fazer isso, de certeza que o sofrimento das pessoas é menor”, conta.
Fernando Pires
Sem comentários:
Enviar um comentário