Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Poderão os Burros ajudar a prevenir incêndios? Projeto Inovador arranca em Trás-os-Montes

 Arrancou em Trás-os-Montes o projeto ASINIFIRE – Asininos na Prevenção de Incêndios para a Resiliência Ecológica, que propõe uma abordagem inovadora na gestão de combustíveis florestais. A iniciativa, que decorre até 2028, aposta no pastoreio de burros para reduzir o risco de incêndios, ao mesmo tempo que valoriza raças autóctones e dinamiza zonas rurais transfronteiriças.


A Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, onde será implementado o projeto, cobre uma vasta área de parques naturais em Portugal e Espanha, caracterizada por uma grande diversidade de paisagens e habitats. O ASINIFIRE pretende aproveitar o potencial dos burros como agentes de limpeza de matos e promotores da biodiversidade, criando uma rede transfronteiriça de pastoreio com asininos das raças Mirandesa e Zamorano-Leonesa.

“O pastoreio do burro gera benefícios económicos e ambientais, e este projeto pretende maximizar esse impacto”, explica María Villa, coordenadora do ASINIFIRE. “Além de prevenir incêndios, os burros vão contribuir para a proteção das aldeias, atuando em áreas periurbanas e reforçando a resiliência da paisagem.”

O projeto é liderado pelo Centro de Investigação de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança e conta com vários parceiros, como a AEPGA – Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, a ASZAL – Asociación Nacional de Criadores de la Raza Asnal Zamorano-Leonesa e o Município de Vimioso. A sua implementação será acompanhada por um processo de monitorização, incluindo o uso de coleiras GPS para rastreamento dos animais.

Nesta fase inicial, estão já a ser realizadas visitas de campo para selecionar as áreas experimentais e de demonstração – duas em Portugal e duas em Espanha. Após esta etapa, serão instaladas infraestruturas para acolher os animais, dando início ao pastoreio com burros como estratégia de prevenção de incêndios.

Jornalista: Lara Torrado
Foto: MORE CoLAB

Sem comentários:

Enviar um comentário