Na localidade de Algoso, no concelho de Vimioso, esta festividade inicia-se na quinta-feira, dia 27 de fevereiro, com a confeção comunitária dos roscos e dos ramos, uns doces tradicionais feitos com farinha, ovos, açúcar, manteiga, azeite, sumo da laranja e aguardente.
Depois de confecionados, os roscos e os ramos são utilizados para enfeitar um andor, que é leiloado no dia da festa, após a celebração da eucaristia.
O etnógrafo, Mário Correia, explicou que o ritual de oferenda destes doces tradicionais existe em várias localidades do planalto mirandês e a origem desta celebração está relacionada com o ciclo agrícola.
“Os roscos são vistos como ofertas a Deus e fazem parte do culto divino, sendo mesmo benzidos pelos sacerdotes no decorrer da eucaristia. Os roscos são feitos com farinha de trigo e por isso simbolizam o pão, considerado um alimento essencial e garante da sobrevivência. As comunidades ao ornamentarem o andor com os roscos ou o pão, estão a agradecer a Deus pela colheita e a pedir a sua intercessão para o novo ano agrícola, que agora começa com a chegada da primavera”, explicou Mário Correia.
Em Algoso, a estrutura do andor (feito em madeira) é tradicionalmente ornamentada com ramos de oliveira, dado que é uma das culturas predominantes na aldeia e é fonte de rendimento extra para muitas famílias.
“O ramo de Algoso distingue-se pela presença dos ramos de oliveira. Esta árvore milenar faz parte da subsistência dos povos e o azeite desde sempre teve uma grande importância na alimentação”, explicou o etnógrafo.
Em Algoso, a receita angariada com a venda dos ramos e dos roscos destina-se à organização da festa em honra de São João Batista, a 24 de junho, daí o nome Festa do Ramo de São João.
Em Algoso, outro destaque nesta festividade que antecede a Quaresma, são as “Corridas da Rosca”. Trata-se de uma prova lúdica, que envolve toda a comunidade e conta com a participação dos homens solteiros; mulheres solteiras; homens casados; mulheres casadas; e também as crianças participam entusiasticamente neste desafio. No final, os vencedores das cinco corridas recebem como prémio uma rosca, ou seja, um grande rosco em forma de coroa.
A festa do Ramo de São João é uma iniciativa da comissão de festas, que conta com os apoios da Freguesia de Algoso e da Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação.
Sem comentários:
Enviar um comentário