Os concelhos portugueses analisados foram: Alcobaça, Estarreja, Funchal (Madeira), Loulé, Macedo de Cavaleiros, Mealhada, Ovar, Sesimbra, Sines e Torres Vedras.
De acordo com o mesmo relatório, os negócios nestes concelhos analisados registaram um aumento de faturação de 7,1% face ao mesmo período de 2024, tendo sido os concelhos da Mealhada (+ 67,7%) e de Macedo de Cavaleiros (+ 66,5%) onde este crescimento foi mais expressivo.
No entanto, foi em Macedo de Cavaleiros que se verificou o maior valor médio por compra (43,19€) do grupo. No que toca ao gasto médio por cartão, este concelho, que totalizou uma média de 48,13€ é ultrapassado, expressivamente, pela Madeira (80,31€) e por Loulé (72,40€).
Feito o ranking das regiões com maior peso de faturação durante o Carnaval, entre os 10 concelhos analisados, a Reduniq releva que primeiro lugar é assumido pela região da Madeira, que representa uma fatia de 44% do total faturado neste grupo. O restante pódio é preenchido pelos concelhos de Loulé e Torres Vedras, com 24% e 13% do total, respetivamente, seguidos de Sesimbra com 7%.
Dentro deste grupo de dez concelhos, analisaram-se ainda os maiores picos de faturação registados em cada região, tendo o mais expressivo registado-se em Macedo de Cavaleiros, que obteve um forte crescimento de 142,5% da sua faturação na terça-feira de Carnaval face ao dia homólogo de 2024.
Também a Mealhada cresceu homologamente 91,7% da sua faturação no sábado de Carnaval, enquanto Sines cresceu 67,4% da faturação no domingo de Carnaval comparativamente a 2024. De destacar ainda os crescimentos homólogos: de 45,9% em Sesimbra e de 25,7% em Loulé, ambos no sábado; de 35,9% em Estarreja e 34,9% em Torres Vedras, os dois no domingo; e, por fim, de 23,7% em Alcobaça na terça-feira.
Já quando analisadas as transações estrangeiras no período carnavalesco no total dos dez concelhos em análise, o REDUNIQ Insights concluiu que o Reino Unido, Alemanha, França, Países Baixos e Espanha configuram o top 5 de nacionalidades com maior número de cartões a serem utilizados nos negócios destas regiões.
Em concreto, um terço dos cartões que transacionaram na Madeira neste período foram estrangeiros, sendo o Carnaval com mais turistas estrangeiros do país, e o destino onde os ingleses, alemães, franceses e holandeses mais transacionaram.
De seguida surge Loulé como o segundo Carnaval mais popular entre os turistas estrangeiros, sendo aquele onde os turistas espanhóis mais transacionaram. Em contrapartida, o Carnaval mais “nacional” foi o de Estarreja, onde apenas 3,35% dos cartões que transacionaram nos negócios locais foram estrangeiros.
Por fim, a análise por setores de atividade desenvolvida pela Reduniq demonstra que a variação mais expressiva se deu no concelho de Macedo de Cavaleiros, onde os setores da restauração e das gasolineiras, que representam a grande maioria da faturação registada na região, com 44,46% e 34,29%, respetivamente, obtiveram um crescimento do seu peso face a 2024, nomeadamente de 5,83 pontos percentuais para a restauração e de 11,56 pontos percentuais para as gasolineiras. Também em Ovar e em Torres Vedras houve uma subida homóloga do peso da restauração no total da faturação na ordem dos três pontos percentuais, especificamente 3,69% para a primeira e 3,27% para a segunda.
A Reduniq Insights é uma solução de conhecimento que pretende disponibilizar informação analítica aos clientes da Redinuq, a maior rede de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros em Portugal, com base em informação do retalho nacional, suportando empresas na geração de insights e na tomada de decisões de desenvolvimento de negócio.
Perante estas informações, António Carneiro, presidente da Associação dos Caretos de Podence destaca que com pouco se faz muito, sendo este o maior evento de Trás-os-Montes, com um orçamento reduzido, comparado por exemplo com o Carnaval de Ovar que custa um milhão de euros:
“Enche-me de orgulho, ver estes dados, e dá-nos mais força para poder continuar, a preservar e a divulgar esta tradição. Considero que há que investir mais, na aldeia de Podence para podermos receber quem nos visita. É um elemento diferenciador. As vedetas são os Caretos. E com um orçamento residual. Fazer muito com pouco.”
O orçamento do Entrudo Chocalheiro foi de 30 mil euros.
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