Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Município de Freixo de Espada à Cinta avança com candidatura para elevar Igreja Matriz a Basílica Menor

 O pedido formal e a documentação necessária para iniciar o processo já foram entregues ao Bispo da diocese Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, o município tem agora de aguardar a resposta do Papa Leão XIV.


O município de Freixo de Espada à Cinta, quer elevar a Igreja Matriz da vila a Basílica Menor.

O pedido formal e a documentação necessária para iniciar o processo já foram entregues ao Bispo da diocese Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, conforme conta o presidente Nuno Ferreira.

“A nossa Igreja Matriz é de facto um monumento nacional, que foi elevado já em 1910, e entendemos por bem valorizar e dar-lhe a dignidade que a mesma tem. Em conversações com a diocese, também com o nosso pároco, o padre Emiliano, que foi um dos mentores deste projeto, trabalhámos em conjunto para reunir todos os documentos para ter agora uma candidatura forte e elevar então a igreja a Basílica Menor. Entregámos no próprio dia da inauguração da Igreja da Misericórdia ao senhor bispo, D. Nuno Almeida, para fazer agora o seu percurso normal, uma vez que tem de chegar ao Papa Leão XIV, que é quem tem a última palavra para a mesma ser elevada agora à Basílica Menor”, explicou.

O pedido foi feito no seguimento da inauguração das obras de requalificação da Igreja da Misericórdia e das obras de arranjo das muralhas do Castelo que culminou num investimento de mais de 2 milhões de euros.

“Foram duas obras que foram inauguradas no Centro Histórico da Vila de Freixo de Espada à Cinta. Uma delas prendeu-se com a requalificação da Igreja da Misericórdia, uma obra há muito desejada e que o próprio telhado da Capela estava a ruir. Havia uma ansiedade tremenda para que fosse requalificada esta igreja. Lançámos concurso, investimos cerca de 600 mil euros nessa obra de requalificação e onde o município, apesar da débil situação financeira que herdamos, teve que suportar cerca de 200 mil euros para a conclusão dessa obra”, disse.

No que diz respeito às obras na zona envolvente ao antigo castelo, estas permitiram eliminar um erro histórico que o presidente considera “crasso”.

“A outra obra foi a requalificação da envolvente do castelo de Freixo de Espada à Cinta, onde inicialmente era de 1,8 milhões de euros a dotação inicial, e que nós reduzimos para 1,6 milhões de euros, uma vez que acabámos com um erro histórico que iria ser cometido, que era a colocação das torres de aço”, explicou.

Segundo o autarca, estas obras repousam em 3 objetivos, valorizar a identidade de Freixo de Espada à Cinta, “privilegiar e proteger” o património da vila e “apostar” no turismo religioso.

A cerimónia de inauguração decorreu na semana passada e contou com a presença de dezenas de convidados institucionais e públicos, nomeadamente o Bispo D Nuno Almeida que benzeu o espaço.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário