Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Os céus de Bragança encheram-se de aviões e acrobacias com a 7ª edição do Careto Air Show

 O Careto airshow é já um evento que marca anualmente a agenda do município e que gere, à cidade, um retorne de mais de um milhão de euros.


Os céus de Bragança encheram-se de aviões e acrobacias, com o Careto Air Show, ao longo de todo o fim de semana.

Esta sétima edição contou com 100 voluntários, 10 aeronaves e 200 pilotos. Entre loopings e voos invertidos, pilotos nacionais e estrangeiros, estreantes e veteranos, todos rumaram ao aeródromo de Bragança para mostrar aquilo que de melhor fazem com os seus aviões.

O piloto Jorge Loureiro de 28 anos estreou-se no Careto Air Show e garante que gostou muito. “O ambiente é fantástico. O Aeroclube está-nos a receber mesmo muito bem e não tenho razão de queixa. Eu adoro. O ambiente aqui em Bragança é muito especial”, frisou.

Uma opinião partilhada por José Luís Lickfold, piloto de acrobacia aérea.

“As pessoas aqui são muito calorosas, o ambiente é incrível e acho que está a um grande dia para voar”, disse acrescentando que a primeira vez que esteve num air show foi em Bragança, “portanto, tenho um carinho extra especial para estar aqui”, rematou.

Carlos Costa da Patrulha Fantasma, é piloto há 30 anos, faz acrobacia e display há 20 e garante que "O mundo da aviação sempre foi uma paixão". 

"É aquele clichê de pequenino que olhava para o ar, via os aviões e gostava e não sei quantos. Foi-me interessando desde miúdo, desde que tinha uma bicicleta em Viseu que pegava na bicicleta aos sábados e ia até ao aeródromo para ver os aviões. E é essa paixão, é esse companheirismo entre aeroclubes que nos trouxe aqui a Bragança já há muitos anos. É fantástico. Eu não conheço nenhum outro aeroclube que faça isto em Portugal", contou Carlos Costa da Patrulha Fantasma. 

Uma adrenalina viciante e uma paixão sem fim pelos aviões é também  partilhada pelo ator e humorista João Paulo rodrigues que é padrinho há 3 anos do evento e que, para o ano, conta estar de volta.

“Para mim é um grande orgulho fazer parte do maior festival aéreo do país. E por isso, enquanto cá me quiserem, eu cá estarei. Já me informaram que para o ano tenho de cá estar outra vez. Parece-me que isto é uma coisa vitalícia”, referiu

O Careto Airshow é já um evento que marca anualmente a agenda do município e que gere, à cidade, um retorne de mais de uma milhão de euros, conforme conta o presidente do aeroclube, Nuno Fernandes.

“Quando começámos, isto foi uma brincadeira. Quando passou a ser uma coisa mais profissional, acabámos por perceber que poderíamos ser uma mais-valia. E somos. Já representamos 1.3 milhões de euros, o que é muito importante para nós saber que a nossa terra ganha com isto. Temos os espetáculos todos para toda a gente. Toda a gente pode vir e é isso que nós queremos, oferecer alguma coisa à cidade.Isto é um evento para famílias. Portanto, dá para vir de qualquer forma e, no fundo, aquilo que nós queremos cada vez mais é fazer parcerias com as associações da cidade e que eles venham todos encontrar-se aqui”, disse.

Um evento inclusivo para miúdos e graúdos que tem em especial atenção as causas solidárias e os projetos inovadores.

Rui Alves é um dos patrocinadores do Careto Air Show e reuniu vários projetos de cariz solidário e inclusivo, nomeadamente “As cores da inclusão” que é um projeto que permite às pessoas com deficiência ou incapacidade ter a oportunidade de “aprender uma profissão para se lançarem na profissão”, contou Rui Alves.

O careto Air Show decorreu ao longo do fim de semana e fez os céus de Bragança ganharem vida com acrobacias e loopings. O evento atraiu milhares de pessoas de todo o país, assim como muitos vizinhos espanhóis, que viajaram até à cidade para experienciar de perto a adrenalina destas máquinas voadoras.

Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário