Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 21 de junho de 2025

VAMOS FALAR DE POLÍTICA

Por: Humberto Pinho da Silva 
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")

Estando a conversar num domingo destes, da amiga primavera, com político – velho companheiro dos tempos escolares, – este confessou-me:
- " Julgas que todos os militantes do meu partido têm a ideologia que ele defende? Não: são-no por mero interesse."
Acreditei – porque na Primeira República assim sucedeu. Melhor ainda: sempre foi e assim será.
Meses após a Revolução dos Cravos ter triunfado, estava na sala de espera do advogado Dr. Mário Cal Brandão, aguardando ser recebido. De súbito, entra moça esbaforida, de faces ruborizadas, perguntando pelo Dr. António Macedo.
Minutos depois, o advogado apareceu à porta do gabinete, e mesmo diante de todos, a rapariguinha desabafou:
- " Seguia. Via sair do partido "X" e entrar no nosso. Confirma-se o que se suspeitava!.... É uma. espia!...
Seria? Ou apenas oportunista, em busca de oportunidade e ascensão social?
Não sei.
Nos anos oitenta, colega de trabalho, acercou se de mim, e declarou-me em surdina:
-"Julgo que Fulano é duplo. Tem dois cartões partidários. Quando fala com dirigente, mostra um, consoante a"cor" dele"
Acreditei – porque, nessa época, a Internet, ainda não era muito usada…O que facilitava fraudes...
Carlos Manuel, Duque de Sabóia, usava casaco de duas faces. Quando visitava a França, envergava-o do lado branco; virava-o para o lado vermelho, quando estava com os espanhóis!
No início da República, muitos monarquistas mudaram de partido político e de regime.
Raul Brandão escreveu, ter escutado a: " gradas figuras monárquicas, dizerem de D. Carlos:
" Era um pulha, um pulha e um doido."
" Conta Rocha Martins, que após o regicídio, o corpo do Rei foi escoltado pelo tenente J. G. P., que dizia para os soldados:
" Se pelo caminho encontrares alguns desses republicanos, atirai-lhes como a cães" - segundo o Juiz de Direito, Dr. António Manuel Pereira, no livro: "Do Marques de Pombal ao Doutor Salazar".
Mais tarde, esse tenente foi Governador Civil de Distrito Beirão, nomeado pelos republicanos, segundo o livro citado.
O mesmo ocorreu a alguns ferrenhos salazaristas, que depois da Revolução, filiaram-se em partidos de esquerda e de direita, ocupando cargos de relevo.
Entristece-me escrever, mas é verdade - e não são poucos, - os que se servem da política para subirem nas: empresas, na Arte, na Música... e em outras profissões.
Nunca me filiei em partido político, apesar de ser, várias vezes assediado. Não o fiz, porque prezo a minha independência, embora reconheça – que me prejudiquei monetariamente.


Humberto Pinho da Silva
nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG” e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ".

Sem comentários:

Enviar um comentário