Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Isabel Ferreira nomeada para o prémio ‘Women Leaders in Agrifood’ que destaca mulheres líderes no agronegócio

 A investigadora brigantina Isabel Ferreira, antiga secretária de Estado do Desenvolvimento Regional e anteriormente da Valorização do Interior, foi nomeada de 2025 para o prémio ‘Women Leaders in Agrifood’.


O prémio “Women Leaders in Agrifood” (Mulheres Líderes no Agronegócio) trata-se de uma iniciativa que visa reconhecer e promover mulheres que se destacam na área do agronegócio, com foco em inovação e impacto positivo nos sistemas agroalimentares. O prémio celebra conquistas em diversas categorias, como agricultura, agronegócio, educação e tecnologia/pesquisa, e busca destacar o compromisso e a paixão dessas mulheres

As 13 mulheres nomeadas de Portugal e Espanha são:

1. Cátia Pinto – Smart Farm CoLab (Portugal)

Engenheira e investigadora, lidera o desenvolvimento de soluções digitais aplicadas ao campo, conectando inovação científica às necessidades reais do mundo rural.

2. Maria da Graça Carvalho – Ministra do Ambiente (Portugal)

Cientista, eurodeputada e ministra. Tem sido uma das maiores impulsionadoras da integração entre ciência, ambiente e políticas sustentáveis na agenda europeia.

3. Sara Martins – Portugal Bugs (Portugal)

Empreendedora pioneira na produção de proteína alternativa a partir de insetos. Revoluciona a alimentação com um modelo sustentável e disruptivo.

4. Ana Fernandes – Agrenatus (Portugal)

Fundadora de um projeto de agricultura regenerativa que reconcilia produtividade e biodiversidade. Une agroecologia, empreendedorismo e compromisso territorial.

5. Rosa Vañó – Castillo de Canena (Espanha)

Referência mundial no setor do azeite virgem extra. Conjugou tradição familiar, sustentabilidade e excelência empresarial com uma aposta contínua na inovação.

6. Begoña Pérez Villarreal – EIT Food South Europe (Espanha)

Diretora da maior rede europeia de inovação agroalimentar. Constrói pontes entre ciência, startups e políticas públicas por uma cadeia alimentar mais justa.

7. Isabel Ferreira – Ex-Secretária de Estado da Valorização do Interior (Portugal)

Académica e gestora pública que defende a ciência como motor de coesão territorial. Deixou uma marca profunda no desenvolvimento rural e na valorização do interior.

8. Lara Neira – CEO da Nigal (Espanha)

Jovem empresária que modernizou a indústria da carne com foco no bem-estar animal, sustentabilidade e digitalização. Um exemplo de liderança feminina no mundo rural.

9. Carla Ramos – Real Vines (Portugal)

Valoriza os resíduos da vinha através de um modelo circular e inovador. Conecta ciência, tradição vitivinícola e novos modelos de empreendedorismo.

10. Isabel Jonet – Bancos Alimentares Contra a Fome (Portugal)

Líder social incansável, referência ética na luta contra o desperdício alimentar e na solidariedade ativa. O seu trabalho alimenta esperança e dignidade.

11. Madalena Motta – Fábrica de Chá Gorreana (Portugal)

Preserva e inova na mais antiga plantação de chá da Europa, nos Açores. Uma guardiã do património, do sabor e da resiliência feminina insular.

12. Eng. Carmo Martins – COTHN (Portugal)

Engenheira e referência técnica na horticultura nacional. O seu trabalho impacta diretamente na modernização e na transferência de conhecimento ao setor agrícola.

13. Sonia Marroyo – Queijaria Quinta do Pomar (Portugal)

Produtora do “Melhor Queijo do Mundo”. Representa a excelência artesanal e a capacidade de levar o melhor do mundo rural português ao palco internacional.

GL

Sem comentários:

Enviar um comentário