Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Feira da Pavia pretende divulgar este produto pouco conhecido, este fim-de-semana, em Arcas, Macedo de Cavaleiros

 Arcas não é só conhecida pelos caretos mas também pela pavia


Este fim de semana, 13 e 14 de setembro, a aldeia de Arcas acolhe a Feira da Pavia, no concelho de Macedo de Cavaleiros, na sua quarta edição.

Este é um certame que vem vindo a ganhar cada vez mais notoriedade e pretende sobretudo ajudar os agricultores, para escoar este produto, que é único no concelho.

No entanto, este ano, a produção não prima pela quantidade, devido sobretudo às condições climatéricas que se fizeram sentir, com explica Ana Martins, presidente da Junta de Freguesia de Arcas:

“A nossa rainha está escassa, porque há pouca quantidade, mas a que há, é de boa qualidade e ainda maior. Mas este ano não há tanta como nos anos anteriores. As condições climatéricas acabaram por influenciar a produção. Apesar deste fruto gostar de bastante frio no inverno, e calor no verão, mas este ano, houve calor a mais, com pouca água e há pouca quantidade.”

No certame vão estão cerca de 20 expositores, tendo o número subido, relativamente ao ano passado, sendo que 90 por cento deles são da freguesia, de diversas tipologias, como acrescenta a presidente da junta, que organiza o evento:

“Este ano o número de produtores aumentou, com mais bancas, e com maior diversificação de produtos, como queijo, pão, de produtores locais, agricultores, que também fazem pão. Vamos ter o característico moscatel, figo, entre outros produtos, como o mel. Ou seja, vamos ter um bocadinho de tudo. Vamos ter 20 expositores. Posso dizer que 90 % dos agricultores da freguesia,. Esta feira, realiza-se com o intuito de serem mais expositores da freguesia, para escoar os produtos, seja a pavia, ou outro fruto. É mesmo para os ajudar.”

A pavia é uma espécie do pêssego e é uma boa oportunidade para ficar a conhecer este fruto tão especial e inconfundível, como conta Ana Martins:

“Este ano, vamos ter bastante animação, com vários cantores. Tenho a pavia, e acredito que ainda há muita gente que não conhece a pavia. Por isso, fica o apelo, visitem-nos. Vamos ter animação, boa comida e vão ser bem recebidos, certamente.”

A abertura da feira acontece sábado, às quatro da tarde, seguida de uma visita oficial aos expositores. Destaque para o programa Feira e Festas da rádio ONDA LIVRE, à noite, às dez da noite.

O domingo, começa com uma caminhada a “Rota da Pavia”, que já conta com cerca de 30 inscritos. A animação musical vai estar a cargo de Meninas do Tua, grupo Toka a Bombar, Filipe Sequeira e o conterrâneo Zé Jecas.

Sem comentários:

Enviar um comentário