Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

OS FIDALGOS

 PAÇÓ DE VINHAIS

JOÃO ALVES DE MORAIS, da vila de Paçó, concelho de Vinhais, filho do capitão-mor (da mesma vila? é provável, mas o documento nada esclarece) Luís Alves de Morais, de Armoniz, e de D.Maria Afonso Roxo.
Recebeu ordens menores em 1817.
José Alves de Morais e António Bernardo de Morais, irmãos do precedente, receberam, respectivamente, ordens de subdiácono e menores em 1820 e 1808(394).

PALAÇOULO

PEDRO NUNES BARRETO, morgado de Palaçoulo, concelho de Miranda do Douro, vivia pelos anos de 1779 e tinha encargo de mandar celebrar certo número de missas (395).
«O Mordomo do Senhor pelo Foro duas Missas, e cinco alqueires de pão cosido na Pascoa de coresma repartidos por cem pobres, a arratel de pão cada hum»(396).
Esta disposição inculca vínculo de morgadio.

PALAS

FRANCISCO BERNARDES, presbítero, de Palas, concelho de Vinhais, erigiu em 1725 nesta povoação uma capela dedicada a S. José, por não haver ali igreja e muitas pessoas falecerem sem Sacramentos (397).
----------
(394) Museu Regional de Bragança, maço Ordinandos.
(395) Ver o volume IV, p. 347, destas Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança.
(396) Ibidem.
(397) Museu Regional de Bragança, maço Capelas.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário