Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Núcleo Museológico da Tanoaria já tem financiamento e espaço para ser construído em Carrazeda de Ansiães

 O objetivo é preservar a arte da tanoaria que está em risco de desaparecer, visto que atualmente na aldeia só já uma oficina é que ainda se encontra aberta


O Núcleo Museológico da Tanoaria, que será construído na aldeia de Mogo de Ansiães, no concelho de Carrazeda de Ansiães, já tem financiamento e será criado num edifício cedido por uma associação.

“Fizemos uma candidatura que felizmente foi aprovada e, portanto, estamos nesta altura já a trabalhar a possibilidade de concretizar esse núcleo que se vai localizar exatamente na aldeia de Mogo de Ansiães. Esta aldeia teve muitas oficinas de tanoaria e hoje só existe uma a trabalhar. Temos já um edifício que vai ser requalificado, que pertence a uma associação local, que cedeu o direito de superfície à Câmara e vamos aí requalificar o edifício. Já estamos a começar a trabalhar os conteúdos”, revelou o presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves.

O objetivo é preservar esta arte que está em risco de desaparecer. Esta aldeia é conhecida pela tanoaria, o fabrico de pipos e barris para armazenar o vinho, daí a escolha deste local para criar o núcleo.

A realização deste núcleo representa um investimento de 700 mil euros, 75% financiados pelo Norte 2030. O autarca adiantou que terá de estar concluído nos próximos dois anos. “Penso que não vamos demorar tanto, mas que vai ser uma realidade e estamos muito satisfeitos com essa possibilidade”, rematou.

O Núcleo Museológico da Tanoaria fará parte do Museu da Memória Rural, que se destina ao estudo e à recolha das tradições da região, com sede em Vilarinho da Castanheira. Neste concelho existem outros núcleos como o do Azeite, Lagar de Azeite de Lavandeira, o do Moinho de Vento, o dos Moinhos de Rodízio da Ribeira do Couto, o da Telha, Telheira de Luzelos, e o do Ferreiro e do Ferrador.

Escrito por Rádio Brigantia
Jornalista: Rita Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário