segunda-feira, 2 de abril de 2012

AVCs estão a diminuir no distrito de Bragança

O número de doentes com Acidentes Vasculares Cerebrais está a diminuir no distrito de Bragança. O director da Unidade de AVC da Unidade de Saúde do Nordeste sublinha que esta é uma das conclusões de um estudo que compara o número de AVCs nos últimos dez anos. Jorge Poço diz que as pessoas estão mais sensibilizadas para os cuidados a ter com a alimentação e também praticam mais exercício físico.
“Os últimos dados que temos de facto rondam os 600 casos por ano de novos AVCs. Contudo, estamos a participar num estudo com o Hospital de Santo António a respeito da incidência do AVC aqui na zona Norte e os resultados preliminares parecem apontar para uma ligeira descida da taxa de incidência. É um estudo que compara o número de AVCs actuais com o número de AVCs que havia há 10 anos atrás. E de facto estes resultados deixam-nos muito satisfeitos”, realça Jorge Poço.
No passado sábado o Dia do AVC foi assinalado em Alfândega da Fé com a realização de rastreios. A população mostrou-se satisfeita com a iniciativa.
“É bom fazer este exame e é gratuito. Assim sabemos o que temos e o que não temos. Com aquilo que devemos ter cuidado principalmente na alimentação”, afirma Maria Júlia Rêgo.
“Eu como de tudo, mas agora já estou mais preparada para reduzir algumas coisas, principalmente a carne e comer mais peixe”, confessa Maria Cancela.
“Costumava andar bastante a pé agora é que não posso por causa dos joelhos. Mas consegui baixar o colesterol a caminhar”, conta António Bebiano.
“Quando a gente abusa o colesterol sobe. Eu sei que tenho que ter cuidado, porque já os meus pais morreram disso”, diz Isabel Simões.
A Unidade de AVC conta com oito camas e trata cerca de 250 doentes por ano. Para Jorge Poço o distrito de Bragança está bem servido nesta área, mas reconhece a necessidade de aumentar o número de camas para tratar um maior número de doentes.
“Perante as recomendações internacionais que dizem que todos os doentes com AVC devem passar por unidades de ASVC temos que adaptar aquilo que temos. É claro que não existe em nenhum lado do País unidades do País suficientes para o tratamento dos AVC. Nós aqui em Bragança não estamos muito mal, mesmo assim temos que melhorar as condições e penso que a [a ampliação da unidade de AVC] virá”, salienta o director da Unidade de AVC.
Jorge Poço a frisar a importância do tratamento dos doentes na Unidade de AVC para diminuir as sequelas da doença.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário