terça-feira, 3 de abril de 2012

“Deus não está presente num coração ausente”


Benção de Ramos

Catedral de Bragança encheu no Domingo de Ramos da Paixão do Senhor, para a celebração da Eucaristia, por D. José Cordeiro, Bispo da diocese
Começando por explicar que no Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, “o texto evangélico responde às duas perguntas fundamentais que Marcos faz no seu evangelho: quem é Jesus? quem é o discípulo?”, D. José Cordeiro, Bispo da diocese de Bragança-Miranda, sublinhou a importância de todos se tornarem “discípulos”, seguidores da Palavra das Escrituras, sendo que todas se resumem a uma única escritura “Jesus Cristo”. “Hoje sublinha-se o projecto de vida do discípulo. Discípulo é aquele que acolhe a palavra de Deus e reconhece que tudo é dom de Deus, agradecendo com a própria vida”, afirmou na homilia, acrescentando que “onde não há amor não pode haver vida. Deus não está presente num coração ausente. Só o amor abre à alegria da fé e a razão do Amor é Jesus Cristo”. 
No âmbito da celebração foram instituídos no ministério dos leitores José Carlos, Óscar, Manuel e Tiago, seminaristas do sexto ano, do Seminário de São José. Neste contexto, D. José explicou, precisamente, a importância dos leitores como aqueles que proclamam a Palavra de Deus. Esta proclamação não é destinada apenas a alguns cristãos, mas a todos. Após a Missa, D. José referiu ao Mensageiro que esta instituição do leitores, na Catedral, não constitui uma resposta para a falta de vocações, mas teve como objectivo dar mais visibilidade a um acto que costumava realizar-se em pequenas celebrações. 
Se no caso do passado Domingo esta instituição faz parte do percurso normal para a ordenação de presbíteros, o “ministério dos Leitores pode ser confiado aos fiéis leigos, pelo que não devem ser tida como reservada aos candidatos ao sacramento da Ordem”, disse D. José, na homília. Ao Mensageiro, o Bispo diocesano sublinhou que esta instituição, na Catedral teve a intenção de provocar a inquietação da resposta sobretudo nos jovens, mas também “em todas as pessoas que se dizem baptizadas, porque a vocação é de todas as pessoas baptizadas, não é só de alguns em especial, como se esses fossem filhos de primeira e os outros de segunda”. 
Pelo contrário, todos cristão partilham a mesma igualdade, que nasce do baptismo, “e que cada um deveria responder na vida com a mesma fé. A fé deveria ser vista como uma ferida. A ferida sangra, faz sofrer, inquieta, por outro lado concentra-nos, não permite que andemos distraídos na vida”. Se, os que têm uma perspectiva utilitarista da vida podem encarar a fé como algo que não serve para nada, é a fé “que dá sentido à vida e, por isso, cada um é chamado a responder às interpelações de Deus no nosso tempo”. 
Para todos poderem dar essa resposta D. José apelou ainda, na homília, à leitura da Bíblia, algo que não é muito comum entre os católicos. “Até podem ter a Bíblia em casa, mas eu convidei a que as pessoas leiam, rezem e estudem a Bíblia”, referiu. Isto porque só com o conhecimento da Palavra de Deus, contida nas Escrituras, se chega a Cristo. “Ninguém pode amar aquilo que não conhece e a fé exige também esse conhecimento, esse aprofundamento das Escrituras. Como dizia são Jerónimo ignorar as escrituras é ignorar Cristo, e todas as escrituras, que são 72 livros, resumem-se a um só que é Jesus Cristo”. 
A função do leitor é precisamente ler a palavra de Deus nas assembleias litúrgicas, mas também para preparar os outros fiéis para a recepção digna dos Sacramentos. Pode ocupar-se ainda da preparação de outros fiéis que, por encargo temporário, devam ler a Sagrada Escritura nas acções litúrgicas. “Como Leitores que proclamam a Palavra de Deus, ides prestar uma grande ajuda na missão evangelizadora da Igreja, sendo designados para servir a fé, que tem a sua raiz na Palavra de Deus. Quando anunciardes aos outros a Palavra de Deus, recebei-a vós também em docilidade ao Espírito Santo e com a vossa vida, revelai o único Salvador, Jesus Cristo”, disse o Bispo diocesano, na homilia. D. José, perante a assembleia que lotou a Catedral, a “Domus ecclesiae” da diocese, recordou ainda que no Domingo de Ramos da Paixão do Senhor se celebra o 27º dia mundial da juventude, sob o lema da alegria: “Alegrai-vos sempre no Senhor”. Nesta diocese será celebrado no próximo dia 29, o IV Domingo da Páscoa, também na Catedral. 
Esta celebração foi transmitida pela Rádio Renascença, a comemorar 75 anos de actividade. Durante esta semana, a Semana Santa, D. José, por ser o primeiro ano em que é Bispo da diocese, fez a pregação na “Reconciliação e Eucaristia”, de 2 a 4 de Abril, à noite, na igreja da Misericórdia.
Programa da Semana Santa a partir desta Quinta-feira
Missa Crismal 11.00H Só catedral Missa da Ceia do Senhor 18.00H Só catedral Laudes de Sexta-feira da paixão do Senhor 09.30H Só catedral Celebração da paixão do Senhor 15.00H Só catedral Laudes de Sábado Santo 09.30H Só catedral Vigília Pascal 22.00H Só catedral Domingo da Páscoa da Ressurreição 17.00H Catedral (tarde)


Por: Ana Preto
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário