Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de abril de 2012

“Veiguinhas não dava votos” - Humberto Rocha acusa Câmara de Bragança de trocar barragem por “túneis e outras obras de utilidade duvidosa”


Foto: Ana Preto
Está lançada a polémica. Uma troca de acusações entre o actual executivo do município de Bragança e o vereador independente Humberto Rocha marca o arranque do projecto da Barragem de Veiguinhas. Em causa está o facto de o projecto ter sido aprovado em 1995 mas só agora ter luz verde para avançar.

O antigo vice-presidente e agora vereador independente de Bragança, Humberto Rocha, acusa o actual presidente de não ter avançado com a Barragem de Veiguinhas mais cedo porque, nessa altura, havia uma série de outras obras que rendiam mais votos.
“Avançou-se para o processo de Veiguinhas com financiamentos, elaboração de estudos, criação de comissões de acompanhamento que o actual executivo pura e simplesmente mandou à fava. Porque Veiguinhas na altura não dava votos. Davam mais votos os túneis e outras obras de utilidade duvidosa para a população e para a própria câmara do que daria Veiguinhas”, declarou.
Recorde-se que a barragem de Veiguinhas faz parte do projecto de aproveitamento hidroeléctrico do Alto Sabor que começou a ser estudado na década de 1970. As primeiras fases do projecto foram concluídas até ao ano de 1997, ano em que cessou funções o executivo no qual Humberto Rocha era vice-presidente e Luís Mina, o presidente.

 O vereador acredita que esta é a altura ideal para o executivo usar a barragem como isca. “Nós não somos ingénuos. Há muita gente ligada a este executivo que diz ‘obra enterrada não dá votos”. O vereador acredita que esta é a altura ideal para o executivo usar a barragem como isca. “ A situação mudou porque as pessoas começaram a ter consciência plena de que pode haver uma ruptura no abastecimento de água. Daí o facto de o actual executivo aparecer, de forma muito oportuna, a levantar a bandeira de Veiguinhas”.
Já Rui Caseiro, vice-presidente de Bragança, acusa precisamente o executivo de Luís Mina de ter canalizado verbas destinadas à barragem de Veiguinhas noutras obras.
“Depois de construída a barragem de Serra Serrada e quando estava em execução o próprio projecto houve um contrato de programa feito pelo município e pelo governo. O executivo que estava no poder decidiu fizer uma revisão ao contrato de programa no sentido de incorporar o dinheiro que estava destinado para a sexta fase do projecto, ou seja a barragem de Veiguinhas, para concluir as outras obras”.

 Rui Caseiro considera que esse tinha sido o período-chave para construção da barragem. “O governo autorizou e deu abertura para no prazo de um ano incorporar esse financiamento o que não veio a acontecer. Em 1995 a legislação ambiental mudou, obrigando a este tipo de investimentos e a estudos de impacte ambiental. Aquela autorização que a barragem tinha inicialmente deixou de ter efeito”, constatou. Esta é a data em que, na opinião do vice-presidente, “começam os problemas”.
Apesar da troca de acusações a barragem de Veiguinhas é apontada como a melhor solução para o abastecimento de água a Bragança pelos vários executivos que passaram pela autarquia nas últimas três décadas.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário