terça-feira, 3 de abril de 2012

Mogadouro: Falta de apoios ao setor leiteiro pode levar ao colapso da economia local

A falta de apoios ao setor leiteiro, aliada à seca que se faz sentir, pode levar ao "colapso" da economia rural do concelho de Mogadouro, defendeu hoje o presidente da Associação de Produtores de Leite do Planalto Mirandês.
"É insustentável aguentar todas as pressões a que os produtores de leite estão sujeitos, sejam elas de natureza económica ou climatéricas", acrescentou Higino Ribeiro.
Para o dirigente, a situação económica que se faz sentir poderia ser um pouco "mais suave" para compensar o elevado preço dos fatores de produção, para assim haver um pouco mais de rentabilidade na produção de leite.
"Apesar de a senhora ministra falar muito em ajudas, as mesmas ainda não fizeram sentir e as dificuldades acentuam-se a cada dia que passa", acrescentou o responsável.
Higino Ribeiro disse ainda que praticamente todas a semanas fecham explorações agrícolas e que "só nos últimos 15 dias encerram três".
No entanto, o produtor de leite não prevê que a situação se inverta e que as explorações leiteiras na região do planalto mirandês continuem a fechar portas.
"Se houvesse mais ajudas acho que ainda se poderiam salvar algumas explorações e manter a atividade no concelho através de ajudas diretas ao setor", defendeu Higino Ribeiro.
O responsável não defende o "crédito bancário" para as explorações, mesmo que a taxas de juro sejam bonificadas, mas sim as ajudas diretas "em forma de subsídio".
Por seu lado, o responsável máximo pela Confederação dos
Agricultores de Portugal (CAP) disse hoje no que no que toca à produção de leite " a situação é dramática".
"Esta situação é incompreensível já que em Portugal um setor que é autossuficiente que ainda consegue exportar, pelo que o país deveria tratar melhor os seus produtores. Infelizmente, os preços do leite têm vindo a baixar e, para agravar o problema, junta-se a seca", acrescentou João Machado.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário