A falta de apoios ao setor leiteiro, aliada à seca que se faz sentir, pode levar ao "colapso" da economia rural do concelho de Mogadouro, defendeu hoje o presidente da Associação de Produtores de Leite do Planalto Mirandês.
"É insustentável aguentar todas as pressões a que os produtores de leite estão sujeitos, sejam elas de natureza económica ou climatéricas", acrescentou Higino Ribeiro.
Para o dirigente, a situação económica que se faz sentir poderia ser um pouco "mais suave" para compensar o elevado preço dos fatores de produção, para assim haver um pouco mais de rentabilidade na produção de leite.
"Apesar de a senhora ministra falar muito em ajudas, as mesmas ainda não fizeram sentir e as dificuldades acentuam-se a cada dia que passa", acrescentou o responsável.
Higino Ribeiro disse ainda que praticamente todas a semanas fecham explorações agrícolas e que "só nos últimos 15 dias encerram três".
No entanto, o produtor de leite não prevê que a situação se inverta e que as explorações leiteiras na região do planalto mirandês continuem a fechar portas.
"Se houvesse mais ajudas acho que ainda se poderiam salvar algumas explorações e manter a atividade no concelho através de ajudas diretas ao setor", defendeu Higino Ribeiro.
O responsável não defende o "crédito bancário" para as explorações, mesmo que a taxas de juro sejam bonificadas, mas sim as ajudas diretas "em forma de subsídio".
Por seu lado, o responsável máximo pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) disse hoje no que no que toca à produção de leite " a situação é dramática".
"Esta situação é incompreensível já que em Portugal um setor que é autossuficiente que ainda consegue exportar, pelo que o país deveria tratar melhor os seus produtores. Infelizmente, os preços do leite têm vindo a baixar e, para agravar o problema, junta-se a seca", acrescentou João Machado.
in:rba.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário