Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Mogadouro: Falta de apoios ao setor leiteiro pode levar ao colapso da economia local

A falta de apoios ao setor leiteiro, aliada à seca que se faz sentir, pode levar ao "colapso" da economia rural do concelho de Mogadouro, defendeu hoje o presidente da Associação de Produtores de Leite do Planalto Mirandês.
"É insustentável aguentar todas as pressões a que os produtores de leite estão sujeitos, sejam elas de natureza económica ou climatéricas", acrescentou Higino Ribeiro.
Para o dirigente, a situação económica que se faz sentir poderia ser um pouco "mais suave" para compensar o elevado preço dos fatores de produção, para assim haver um pouco mais de rentabilidade na produção de leite.
"Apesar de a senhora ministra falar muito em ajudas, as mesmas ainda não fizeram sentir e as dificuldades acentuam-se a cada dia que passa", acrescentou o responsável.
Higino Ribeiro disse ainda que praticamente todas a semanas fecham explorações agrícolas e que "só nos últimos 15 dias encerram três".
No entanto, o produtor de leite não prevê que a situação se inverta e que as explorações leiteiras na região do planalto mirandês continuem a fechar portas.
"Se houvesse mais ajudas acho que ainda se poderiam salvar algumas explorações e manter a atividade no concelho através de ajudas diretas ao setor", defendeu Higino Ribeiro.
O responsável não defende o "crédito bancário" para as explorações, mesmo que a taxas de juro sejam bonificadas, mas sim as ajudas diretas "em forma de subsídio".
Por seu lado, o responsável máximo pela Confederação dos
Agricultores de Portugal (CAP) disse hoje no que no que toca à produção de leite " a situação é dramática".
"Esta situação é incompreensível já que em Portugal um setor que é autossuficiente que ainda consegue exportar, pelo que o país deveria tratar melhor os seus produtores. Infelizmente, os preços do leite têm vindo a baixar e, para agravar o problema, junta-se a seca", acrescentou João Machado.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário