terça-feira, 3 de abril de 2012

"Na demanda do ideal"


Romance de Armando Sena traça um retrato daqueles que, como muitos ainda hoje, têm de deixar a sua terra
O livro "Na demanda do ideal", de Armando Sena, apresentado publicamente no Espaço Poética, em Macedo de Cavaleiros, no passado dia 31 de Março, retrata um pouco daquilo que foi a vivência dos transmontanos no final da década de 50 e inícios da década de 60 do século passado. “No fundo são histórias de miséria extrema que lavavam as pessoas a procurarem, pelo menos uma vida melhor”, explicou o autor, acrescentando que essa é a razão por que o livro se chama “Na demanda do ideal”.
Armando Sena nasceu em Pedome, pequena aldeia de Trás-os-Montes, em 1968.
Engenheiro electrotécnico de formação, tem na escrita e na fotografia, mais que passatempos, duas paixões e pontos de referência, partilha e vivência social.
Este romance baseia-se em factos reais, polvilhados com eventos ficcionados, tendo como base o “salto”, termo que se usava para descrever a emigração ilegal que ocorria no início da década de sessenta do século passado e a ida massiva de portugueses para o estrangeiro, especialmente para França, fugindo da fome e da miséria. O fio condutor é o triunfo da persistência sobre as dificuldades, uma ode ao Amor, para lá de todas as vicissitudes, desavenças e percalços.

2 comentários:

  1. Descobri hoje este post, o qual naturalmente agradeço.
    Vago é o vazio da memória.
    Saudações transmontanas,
    Armando Sena

    lamadeirasclick.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Eu é que lhe estou grato. Eu e presumivelmente todos os Transmontanos, pelo seu livro e, acima de tudo, por escrever sobre um tema que "tanto diz" às nossas Gentes.

    Um abraço.

    ResponderEliminar