quarta-feira, 4 de abril de 2012

Vimioso aguarda dinheiro do Governo para avançar com obra nas Minas de Argozelo

A Câmara de Vimioso está à espera que o Governo desbloqueie as verbas do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para poder avançar com a construção do Centro Interpretativo das Minas de Argozelo. O vice-presidente da autarquia de Vimioso, Jorge Fidalgo, diz que o projecto já foi entregue à empresa construtora, mas falta o financiamento para poder avançar com a obra.
“A Câmara Municipal lançou o concurso e neste momento já foram abertas as propostas. A empresa que ganhou o concurso fez uma proposta de 210 mil euros, significativamente abaixo do valor base. Neste momento aguardamos. Trata-se de uma candidatura ao PROVERE, neste caso INOVA RURAL, através da Resíduos do Nordeste, mas uma vez que está em análise todo o financiamento do QREN por parte do Governo, aguardamos que seja possível assinar o contrato de financiamento com a CCDRN”, explica o autarca.  Jorge Fidalgo espera que haja uma decisão do Governo ainda durante o mês
de Abril.
Para o autarca faz todo o sentido preservar as memórias de uma terra ligada à actividade mineira. “Este centro de interpretação vai ter um auditório para 60/70 pessoas, onde a freguesia de Argozelo poderá desenvolver um conjunto de actividades. Vai ter também um outro espaço de exposições onde vamos fazer referência às minas de Argozelo com produtos interactivos para que as pessoas possam ver. O terceiro bloco será destinado à recepção das pessoas e a própria Junta de Freguesia poderá desenvolver lá actividades”, salienta Jorge Fidalgo.  
Para o concelho de Vimioso estão previstos mais dois projectos na zona de S. Joanico. Jorge Fidalgo sublinha que se trata de infra-estruturas fundamentais para trazer turistas ao concelho. “Através da Associação de Municípios da Terra Fria também temos dois projectos candidatados, dos quais também já lançámos concursos e já abrimos propostas, projectos que podemos fazer a ajudicação de imediato. Prende-se com a porta da Rota da Terra Fria em Vimioso, que se localiza em S. Joanico, que está integrada no Parque Ibérico Natureza, Turismo e Aventura e o Complexo do Burro Mirandês”, realça Jorge Fidalgo.   
Projectos fundamentais para o desenvolvimento do concelho de Vimioso, que aguardam o desbloqueio das verbas do QREN para avançarem.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário