Em período Pascal, o Nordeste Transmontano recupera ainda algumas das tradições religiosas, que se perdem na memória dos tempos. Os últimos momentos da vida de Jesus Cristo são revividos na próxima Sexta-feira Santa na aldeia de Espinhoso, em Vinhais, numa recriação feita pelos populares.
Em plena quadra de Quaresma a Associação Recreativa e Cultural Espinhosense vai executar mais uma representação pública de catorze cenas da Via Sacra.“A nossa Via Sacra é um misto de encenação e acção. São 14 cenas”, explica Jorge Pinheiro presidente da Associação e também um dos responsáveis pela encenação da Via Sacra. O mesmo responsável afirmou que o apoio que tem recebido, tanto da população como da Junta de Freguesia local e de Vinhais, tem sido essencial para levar adiante este tipo de actividades. Para a execução desta encenação, a organização conta com participação de vários figurantes, todos voluntários da aldeia.“São 40 figurantes, vestidos a rigor. Os trajes são riquíssimos, não são baratos. Uns são emprestados e outros são alugados pela associação.”
Neste momento a organização apura os últimos preparativos, para a tarde de Sexta-feira Santa com o objectivo de reviver os últimos momentos da vida de Jesus de Nazaré.
Escrito por Rádio Vinhais (CIR)
in:brigantia.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário