quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Alfândega da Fé cria rede de apoio a idosos

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé está a criar uma rede de apoio aos idosos no concelho.
Para tal, a presidente do município conta com a colaboração dos autarcas recém-eleitos de todas as freguesias. 
Berta Nunes sublinha que o contributo dos presidentes da Junta é fundamental para que nenhum idoso do concelho fique sem ajuda. “Ajuda a identificar as situações mais problemáticas e em conjunto com os serviços sociais da autarquia, a Liga de Amigos e as Misericórdia possamos dar uma resposta mais adequada, uma resposta pronta e evitarmos situações que por vezes são dramáticas e não têm qualquer tipo de ajuda”, realça a autarca. Num concelho envelhecido, Berta Nunes confessa que as necessidades dos idosos são muitas. “Pode ser uma resposta ao nível da saúde, ao nível da habitação, apenas ao nível do voluntariado para evitar o isolamento dos idosos. Ou seja, é muito importante criar esta rede no território para que de facto consigamos identificar todas as situações problemáticas e possamos dar uma ajuda e uma resposta a todas as necessidades”, explica Berta Nunes.
A construção de centros de convívio e lares de proximidade nas aldeias é outro dos projectos da autarquia. “Construção de pequenos lares nas freguesias para evitar o desenraizamento desses idosos. 
Neste momento, temos um trabalho em duas direcções, por um lado requalificar alguns espaços, como escolas primária, em espaços de lazer para que os idosos possam conviver, e, por outro lado, estamos a apoiar a requalificação de algumas escolas para transformá-las em pequenos lares de proximidade”, enaltece a edil.
A Câmara Municipal de Alfândega da Fé a criar uma rede de apoio aos idosos, para que mesmo aqueles que vivem nas aldeias mais isoladas não fiquem esquecidos.
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário