Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Programa no Vale do Tua incentiva a transformação de ideias em negócios

Arrancou ontem, em Mirandela, o segundo programa de empreendedorismo da Agência do Vale do Tua. 
Pretende-se capacitar as pessoas que queiram assumir projectos e criar o próprio emprego. Nesta primeira fase procede-se à consolidação e elaboração de planos de negócios. 
João Calejo, da pró-reitoria Universidade de Trás-osMontes e alto Douro, parceira neste projecto, explica a dinâmica deste programa. “Há pessoas que têm vontade de fazer algo, mas não sabem o quê e a pressão de estarem desempregados, de terem terminado um curso, estamos a falar de jovens recém-licenciados e agora têm que procurar alguma coisa, essa pressão em termos psicológicos também nos tolda um bocadinho a visão. Não vamos tirar aqui nenhum coelho da cartola, não temos nenhuma varinha mágica, mas vamos em conjunto com as pessoas ver potencialidades da região, que poderão ser uma boa ideia de negócio e depois é preciso estudá-la”, explica o responsável.
Não existe um número de projectos a apoiar. Os melhores serão premiados pela EDPO número de participantes foi elevado. As pessoas procuram oportunidades para concretizar ideias, criando o próprio emprego.
Ajudar as pessoas, através de negócios sustentáveis é o objectivo deste programa empreendedor. José Silvano, administrador da Agencia do Vale do Tua, acredita que este segundo programa tenha ainda mais sucesso. “Nós temos mais esperança que este dê melhores resultados, porque começa agora um quadro novo, virado para as empresas e não para as instituições, o que quer dizer que há possibilidades reais de as boas ideias terem financiamento. E como também sabemos que o desemprego é uma chaga social e as pessoas têm cada vez mais necessidade de criar o seu próprio emprego depositamos esperanças neste programa de empreendedorismo, porque os financiamentos vão ser mais fáceis de atingir”, salienta José Silvano.
Estes projectos de empreendedorismo irão decorrer até 2017 em todos os municípios abrangidos pela barragem de Foz Tua.

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário