Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Largo do Principal

A cidade de Bragança teve origem a partir de dois núcleos: um dos núcleos a cidade e o outro a vila. A ligar a vila e a cidade estão duas ruas: a rua Direita e a rua de Trás. A cidade antiga ficaria, no local onde hoje está a cidade romana. Com as invasões bárbaras e guerras entre mouros e cristãos desapareceu. em 1130, foi restaurada, no alto de um outeiro a centenas de metros. 
Surgiu a vila de Benquerenças e edificou-se o castelo, onde se encontra a Domus Municipalis (séc.XIII). À volta do castelo e dentro das muralhas cresceu a vila e alargou-se aos espaços exteriores. A cidade extinta voltou a renascer e não tardou que as duas povoações se unissem e o nome que ficou foi o da mais antiga.

1 comentário:

  1. Quem diria... De facto não fazia a mais pequena ideia da historia da nossa cidade nem nunca me tinha perguntado a mim própria se a conhecia ou não!! Muito obrigado por isso!!

    ResponderEliminar