Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

APAM - Associação Protectora Amigos do Maças

A Associação Protectora AMIGOS DO MAÇÃS (APAM), aparece em 1990, como valência do Grupo Recreativo e Cultural de Quintanilha (GRCQ). Grupo esse, com uma história reportada a 1974, com actividades culturais, desportivas, recreativas e ambientais.


O rio maçãs, que passa a 500m da Aldeia de Quintanilha, com as suas águas límpidas e com zonas de lazer e desporto maravilhosas, levou a que um grupo de naturais da Aldeia de Quintanilha avançassem para a criação da citada associação, a fim de se evitar que essas excelentes condições desaparecessem do rio maças.

O aumento da pesca abusiva e destruidora, o desaparecimento do "Olmo" e outros condicionalismos, contribuíram acentuadamente para a criação da Associação Protectora AMIGOS DO MAÇÃS. Constituída por escritura pública em Julho de 1993 e atualmente com 345 sócios.

O rio Maçãs, nasce na sierra de la Culebra, provincia de Zamora (Espanha), por cima da aldeia de Manzanas, que lhe dá o mesmo nome.

Faz por duas vezes fronteira de Portugal com Espanha, primeiro entre os marcos de fronteira 415 e 416 e, mais a sul, entre os marcos 437 e 438, desde as aldeias de Manzanas e Petisqueira até Outeiro e Pinelo.
Passa pelas aldeias de Petisqueira, Deilão, São Julião, Quintanilha, Paradinha, Outeiro, Pinelo, Argozelo, Carção, Vimioso, Campo de Víboras, Santulhão, Algoso e Junqueira na parte portuguesa.
O rio Maçãs, é um afluente da margem esquerda do rio Sabor.

Visita a Associação em: APAM

1 comentário: